quarta-feira, 15 de abril de 2020

GRANDE ENCONTRO DA GRAÇA COM A FÉ (2)


                
“Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje tu estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43)
APRESENTOU-SE A FORÇA DA PALAVRA: “Respondeu-lhe Jesus”
        É notável que no encontro da graça com a fé o poder para operar a tão grande salvação está na palavra de Deus. Nós estamos tão acostumados aqui no mundo a ver os atos dos homens, os quais são destituídos de milagres, mas não é o caso da graça salvadora. Os atos poderosos de Deus são feitos por Sua palavra. Foi assim na criação, pois ordenou e tudo veio a existir. Os braços físicos do Senhor estavam fixados pelas mãos pregadas na cruz, mas sua palavra não. Com isso o mundo e o diabo não podiam contar. Toda luta do diabo é evitar que os homens não sejam atraídos para Cristo e por Cristo, mas ali estava o Filho de Deus, trazendo salvação a uma alma perdida. Que linda história. Foi exatamente isso que Paulo quis dizer quando estava preso em Roma; ele afirmou que a palavra de Deus não estava algemada, e tal verdade deixa o reino das trevas apavorado.
        Aqui está uma lição de grandíssimo valor para os pregadores, pois precisamos confiar inteiramente no poder da Palavra de Deus, tanto no viver quanto na exposição dela. Vivenciamos um evangelho tão voltado aos esquemas e programas que anulamos completamente a obra soberana de Deus através da Palavra. Acreditamos que os pecadores vêm a Cristo se envolvermos o ambiente com boa música e com toda habilidade que pudermos ter para atrair os homens, mas ali estava o Senhor crucificado, distanciado de um homem, sem qualquer aproximação física, mas mesmo assim, por meio da Sua palavra trouxe poderosa salvação. Qual é a resposta para isso? “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna” (João 5:24).
        Foi sempre assim que Deus operou, para que a glória fosse Dele e não dos homens. Ele sempre equipou Seus servos com esse poder, ordenando que eles pregassem aos ouvidos do povo. Foi assim que os apóstolos saíam às cidades da Judéia, Samaria, Ásia e Europa anunciando, sem usar quaisquer meios humanos e Deus, como resultado operava maravilhas. Por quê? A resposta clara é que a graça tem essa ligação incrível com a fé. Assim que o Espírito Santo abriu os ouvidos do ladrão na cruz, a graça entrou em ação; houve a confissão que resultou na salvação imediata. Foi assim quando Pedro pregou no Pentecoste, usando a passagem extraída de Joel e mais de três mil almas se converteram e foram batizadas naquele mesmo dia (Atos 2).
        Mas você pode perguntar acerca dos contatos físicos de Cristo com os homens. Ele agiu com o leproso e o curou, por causa da Sua compaixão. Foi assim com o cego de nascença (João 9) e nos outros casos contados nos evangelhos. Mas no que tange a salvação dos perdidos Deus aprouve dar vida e essa vida vem por meio da Palavra pregada. Caro leitor, Deus opera maravilhas neste mundo e tais maravilhas vêm dizer que os homens não podem realizar. Podemos fazer algumas coisas pelos homens; podemos ajuda-los em suas necessidades, mostrar com nossos atos que os amamos e que queremos o bem deles. Mas quando lidamos com a obra salvadora, eis que a obra é totalmente de Deus.
        Já vi muitos falando do desejo de ganhar pessoas para Cristo, mas a verdade é que essa tarefa pertence exclusivamente a Deus. Podemos fazer amizades, dar nosso testemunho e convidar nossos amigos e parentes para os cultos, mas leva-los a Cristo é tarefa tão somente de Deus. Deus encaminha Seus servos para que eles fiquem perante os pecadores. Quando Paulo foi enviado a Filipos, o Senhor disse a ele que tinha muitas almas que Lhe pertenciam naquela cidade, e Paulo foi usado por Deus para pregar a essas pessoas. Somos os canais que Deus utiliza para a pregação da verdade, mas a verdade é que o trabalho é feito por Deus, a fim de chamar Seu povo e dar esse povo ao Seu Filho: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...” João 6:37)

Nenhum comentário: