quinta-feira, 2 de abril de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (7)



“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS ASSASSINOS: “...aos assassinos...”
        Os assassinos pertencem aos herdeiros do lago de fogo. É bem provável que muitos ficarão tranquilos, porquanto não se veem enquadrados nessa equipe amaldiçoada por Deus. Aliás, nós consideramos horrível este pecado de matar seu próximo. Mas se Deus colocou em Sua lei a ordem: “Não matarás” é porque é seríssimo, tão sério que Deus instituiu leis severas que impediam o derramamento de sangue sem causa, como as seis cidades refúgio (Josué 20), a fim de evitar esse perigo. Também homens que foram assassinos foram julgados sem qualquer piedade porque suas mãos foram manchadas com sangue de pessoas inocentes, como aconteceu com Joabe, comandante do exército de Israel nos dias do rei Davi, tendo sido executado por ordem de Salomão, devido aos crimes que cometeu insensatamente.
        Infelizmente vemos em nosso país profundo desinteresse em julgar com justiça elementos criminosos, culpados do sangue de pessoas inocentes. Sabemos quão graves são as consequências disso. Não busquemos resposta na bíblia para abrandar a punição para criminosos, porque Deus nunca abrandou e essa verdade a vemos em Apocalipse 21:8, onde os assassinos são postos entre os que serão atirados no lago de fogo, devido a fúria vingativa de Deus. Notemos bem que não está tratando de algo feito com justiça, como ocorre em guerra ou mesmo em legitima defesa. No caso de Joabe, ele matou Abner de forma cruel, chamando-o à parte, como se fosse tratar de alguma coisa simples, e de repente enfiou o punhal na barriga. Deus também puniu nações que usavam a guerra, mas de forma assassina, pegando pessoas desprevenidas para mata-las e saqueá-las, como faziam os Amalequitas, um povo criminoso e perverso, por isso Deus ordenou que fosse exterminado da face da terra (1 Samuel 15). Nações terroristas são constituídas por assassinos, porque usam de astúcias e dolo, a fim de pegar os povos desprevenidos e mata-los.
        Outro detalhe de grande importância é que Deus instituiu a lei: “Não matarás” porque por natureza os homens são assassinos. Nós viemos do pecado e essa perversidade nos acompanha desde que fomos concebidos. Todos nós temos a mesma disposição de Caim em assassinar o irmão apenas por ódio. Muitos tramam assassinatos para queimar arquivos, a fim de perpetuar suas maldades e pode ocorrer até com crentes, como foi o caso de Davi que ordenou encobertamente a morte de Urias, a fim de ficar com sua mulher. Na história sempre houve reis extremamente perversos, os quais usavam a posição a fim de eliminar pessoas inocentes e muitos que eram tidos como inimigos, somente porque não concordavam com eles. Até mesmo religiosos podem ser assassinos e em Israel isso foi evidenciado, pois os fariseus eram elementos sanguinários e mostravam isso quando encontravam opositores. Quem podia imaginar que os que frequentavam as sinagogas aos sábados eram assassinos em potencial? Pois é, vemos essa verdade em Lucas 4 quando Jesus entrou na sinagoga em Nazaré e quase foi assassinado por uma turba que rejeitou com raiva o que Ele falou, usando a própria história de Israel.
        Não esqueçamos que Deus rasga o coração do homem e declara que ele é tem os pés velozes para derramar sangue (Romanos 3:15). Os crentes sabem disso, porque até mesmo nas cartas os santos são admoestados a lança fora a ira, a ofensa, a amargura e sabemos bem que esses são elementos que fazem parte de um coração assassino e a maior prova ocorreu na cruz quando fomos culpados da morte do nosso Senhor. Assim eu sei que fomos pela graça, arrancados da fúria da ira de Deus no lago de fogo. Terrível verdade! Mas é para que tenhamos real temor ao Senhor em nossos corações.

Nenhum comentário: