quinta-feira, 16 de abril de 2020

SERVOS FIEIS (1)


                                             
“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” João 12:26
INTRODUÇÃO:      
        Que entendamos bem este texto, porque preciosa e prática lição vem para nós os crentes. O livro de João é dividido em duas partes. Na primeira que vai do capítulo 1 ao capítulo 11, nosso Senhor lida com o mundo, onde Ele se apresenta dizendo que veio dar vida. Essa é a mensagem que vemos em lições profundas, carregadas da graça abundantes e cheias de ilustrações. E no capítulo 11 encerra com a ressurreição de Lázaro, a fim de mostrar o poder que o Senhor tem de dar vida aos mortos.
        A segunda parte começa no capítulo 12 e segue até o fim do livro, mas é a partir desse capítulo que nosso Senhor ajunta Seus discípulos numa comunhão impressionante com eles. De imediato Judas sai e o Senhor passa a dar lições importantes aos Seus servos, os quais nesse cenário representam a igreja que pela Sua morte seria comprada. Que lição o Senhor traz para nós nessa passagem! É o momento angustiante, porque agora sua direção é centrada na cruz. O Cordeiro veio para realizar a obra de salvação dos eleitos, conforme os planos eternos estabelecidos pela vontade do Pai. Agora é o momento quando Ele vai ficar sozinho com Seus discípulos, a fim de encorajá-los e consolar seus corações que começam a angustiar-se. Foi assim que Ele passou essa verdade sobre Seus servos. Ele sempre serviu, veio ao mundo para servir e todos quantos O seguem devem servi-Lo também. Tomemos isso agora para nosso viver.
        Que lição o Senhor tem nesse maravilhoso capítulo 12? Agora é o momento de partir para Sua entrega aos inimigos. Judas saiu e retornará com os inimigos; era o momento de provação para Seus discípulos, por isso nosso Senhor trata desse tema, conforme o verso 26: “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará”. Seguir e servir ao Filho de Deus? Era mais fácil fazer isso pelo rei Davi, como ocorreu na história do Velho Testamento, quando seus valentes dispuseram para até mesmo morrer e lutar com o rei pela causa do Deus de Israel. Mas aqui era diferente. O Senhor não estava munido de espada; sua entrega na cruz era assunto entendido por Ele e pelo Pai. Naquele momento as trevas estavam se aproximando, as comitivas infernais se reunindo e o mundo pronto para seus atos cruéis.
        É nessa circunstância que o Senhor fala com seus discípulos. Os covardes O negariam, os amantes do mundo fugiriam para se reunir com os mundanos, aqueles que criam sem confessar optariam pelo silêncio e medo. O que fazer? É nesse ambiente que nosso Senhor se encarrega de mostrar aos discípulos tudo o que eles precisavam ouvir. Era a obra da redenção que seria executada pelo Cordeiro de Deus. Seus discípulos ficaram sabendo deveriam amar uns aos outros, agindo como servos uns dos outros (capítulo 13); que receberiam o Espírito Santo, a fim de serem guiados em toda verdade (capítulo 14) e que não seriam entregues a orfandade espiritual; que seriam perseguidos, porque seu Senhor foi perseguido (capítulo 15); que seriam consolados com a vinda do Consolador (capítulo 16) e finalmente nosso Senhor ora por eles, pedindo ao Pai que os proteja e os guarde (capítulo 17)

Nenhum comentário: