quarta-feira, 8 de abril de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (13)


“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS FEITICEIROS: “...aos feiticeiros...”
        O termo grego “farmakós” usado por João no texto de Apocalipse é traduzido como “feiticeiros”. Não vejo outra definição melhor, porque tem o apoio de toda Escritura. Quem são os feiticeiros? Tudo tem a ver com a arte de consultar os mortos, mas noutras palavras é consulta a espíritos enganadores. As nações e reis sempre tiveram esses elementos com essas práticas, porque eram meios religiosos e cheios de superstições para resolver problemas ou mesmo buscar sucessos. Nota-se em Êxodo que Faraó tinha os magos como sendo eles os sacerdotes e responsáveis em busca de respostas e milagres divinos para aquilo que o monarca queria. Vemos isso também na Babilônia, porque os reis eram cercados de feiticeiros.
        Em Israel Deus condenou a obra desses elementos e ordenou que fossem destruídos da nação, porque o que eles praticavam era culto aos demônios. Até o culto que Israel fez aos dois bezerros de ouro, em Salmo 106 o Espírito Santo afirma que eles ofereceram culto aos demônios. O culto em Israel era para ser dado somente ao Deus vivo, por isso quando Israel entrou na terra prometida a ordem divina foi que todos os altares, em qualquer lugar fossem destruídos. A presença de satanás é vista nesses cultos aos demônios e as obras de feitiçaria tendem a crescer no mundo, como ocorria na nação de Israel. Quando Saul se viu cercado pelos inimigos e percebeu que caminhava para a morte, eis que logo foi consultar uma feiticeira. Esse foi o ato que derrubou o rei de uma vez por todas na desgraça eterna (1 Samuel 28).
        Normalmente os desobedientes à palavra de Deus caem para esses tipos de cultos. Onde satanás conquista os corações rebeldes, ali é o lugar para que a obra de feitiçaria cresça e prospere. Se não formos obedientes à verdade, fatalmente cederemos às imaginações e fantasias da religião de satanás no mundo e isso é feitiçaria. Notamos isso em Jeremias 44, porque quando o profeta foi falar com o povo mais pobre que restou, eles ali reagiram contra o profeta e não queriam ficar em Jerusalém, preferindo descer para o Egito, contrariando a vontade de Deus. Ao encarar aquele povo pobre Jeremias viu o quanto eles prestavam culto à rainha do céu. Todos ali trabalhavam, homens e mulheres em oferecer sacrifícios a um demônio.
        A obra de feitiçaria mostra um coração voltado, não ao Deus vivo e verdadeiro, mas sim a satanás e suas articulações usando seus demônios. Quando Paulo pregou na Ásia houve ali um avivamento e resultou no fato que milhares abandonaram suas obras de feitiçarias, porque a maravilhosa graça entrou trazendo salvação a milhares de pessoas, as quais abandonaram essas práticas pervertidas.
        Satanás sempre espalhou as obras de feitiçaria pelo mundo. Tribos e mais tribos que foram evangelizadas deixaram suas práticas malignas, seus cultos às trevas, suas obras supersticiosas e se converteram a Cristo. Satanás é literalmente adorado com essas artes de feitiçaria, porque tudo é feito, não com documento da revelação escrita, mas sim com os farrapos religiosos de um coração enganoso e enganador. Os homens que trabalham com essas coisas são chamados de “feiticeiros” e quem se envolve com isso está adorando no reino das trevas. Olhe bem o que Deus falou em Apocalipse 21:8, que os feiticeiros serão jogados no lago de fogo.
        Talvez tenha alguém mexido com isso, sem consciência clara que está lidando com poderes das trevas. O Deus da bíblia se revelou na Palavra; o Deus da bíblia não se ocultou nas trevas; o Deus da bíblia não usa essas mandingas do mal para tratar com os homens. O Deus da bíblia desceu do céu e se tornou Homem, a fim de comunicar Seu amor, perdão, reconciliação e redenção aos perdidos pecadores.

Nenhum comentário: