domingo, 12 de abril de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (20)



“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS MENTIROSOS: “...aos mentirosos”.
        Quero enfatizar sobre o romance que o homem tem no coração com a mentira. É algo tão profundo que não há quem possa explicar isso fora da palavra de Deus. O amor pela mentira aparece num profundo desejo pela riqueza; num desejo de ganhar o mundo, tendo tudo aos pés. Foi assim com Judas, pois com seu coração não convertido tudo envolvia como ganhar. Para ganhar o mundo o homem tem que abandonar o Deus da verdade. Se não for visto do ponto de vista bíblico o mundo é mentira. É ver ilusão á frente e satanás tende a tomar os corações para enchê-los do mesmo desejo insano que ocupou seu ser angelical – querer ser igual a Deus.
        Os mentirosos na realidade amam a mentira e não querem nada com a verdade, porque a verdade denuncia a corrupção dos seus corações. Quando a bíblia trata da mentira está falando da mais poderosa mentira que existe: A mentira com relação a Deus. Os mentirosos não são honestos diante de Deus; não querem confessar a verdade acerca de sua condição; querem encobrir a realidade de suas vidas. Por essa razão os mentirosos fogem da luz; não querem ouvir dos seus pecados, de sua condição pervertida e que estão numa condição terrível. Os mentirosos precisam de uma religião mentirosa, a fim de usá-la para criar uma cerca de proteção ao seu redor. A mentira religiosa dirá em seu íntimo que está tudo bem, que ele tem o bom coração que ama a Deus. O mentiroso está convencido que está certo e normalmente se vê lutando contra Deus, a fim de dizer que Deus está errado e ele está certo.
        Por que as seitas? Elas aparecem como fórmulas secretas do coração, numa tentativa de dizer que Deus está errado. Notemos o caso dos judeus, pois queriam assegurar de qualquer maneira que eles iriam para o Paraíso, simplesmente porque queriam dizer que estavam certo e que as palavras do Senhor estavam erradas. As mentiras surgem com trabalhos insanos de elementos que tentam se estruturar com suas mentiras. Uma delas é dizer que não existe nem o inferno nem o céu. Os mentirosos vão reunir o que puderem para pintar tudo com suas opiniões, porque têm medo da condenação eterna e querem após a morte voltar aqui para usar um mundo mais paradisíaco. Aparecem as mentiras que declaram que Jesus não é Deus e nessa luta milhares trabalham arduamente para tirar a glória que pertence ao Senhor da glória (Tiago 2:1).
        No começo da igreja os apóstolos lutaram contra a mentira dos judeus que achavam que os gentios tinham de obedecer a lei de Moisés, caso quisessem ser salvos, precisando de uma reunião dos apóstolos e líderes das igrejas para resolver o problema de uma vez por todas. A história da igreja é de lutas contra o joio que satanás sempre lançou usando homens perigosos. Os mentirosos são armados das mais perigosas e astutas mentiras. Para a igreja de Colossos Paulo adverte contra os perigos das filosofias e das peripécias do judaísmo naquele tempo.
        O que nosso Senhor fala acerca disso? Ele disse aos judeus que odiavam Sua mensagem: “Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer-lhe o desejo...” (João 8:44). Incrível como nosso Senhor liga seres humanos religiosos e até com boas intenções, os filiando ao diabo. Quando ele diz: “vós tendes por pai o diabo...” Ele simplesmente mostrou que há uma natureza no homem, e essa natureza não é ligada a Deus como pai, mas sim ao diabo. Que triste condição! Ao invés de afirmar que somos filhos de Deus, nosso Senhor declara que o homem por natureza está ligado a seu pai – o diabo. Quem é satanás? O pai da mentira. Quem somos nós por natureza? Os filhos da mentira. Quer encaremos isso ou não.

Nenhum comentário: