segunda-feira, 20 de abril de 2020

SERVOS FIEIS (3)



“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” João 12:26
SERVOS FIEIS SÃO SEGUIDORES: “Se alguém me serve, siga-me...”
        Estou tratando sobre os verdadeiros seguidores do Senhor. O que temos hoje é um sistema evangélico, onde a fé é tida como soberana, assentada no trono, enquanto Deus está na posição de servo desse “sublime” fé. Tudo isso aparece como consequência de um evangelho que põe o homem como coparticipante da salvação, conforme pregam hoje que Deus participa com Sua graça e o homem participa com sua fé. Essa é uma combinação que pode dar certo com os sistemas de idolatrias, mas não com o evangelho realmente bíblico. A mensagem do evangelho é total e completamente soberana, porque é Deus quem opera tudo em todos.
        Assim, quando Jesus convida pecadores, em sua autoridade Ele diz: “Segue-me”. Se não O segue é porque não foi chamado por Ele. Nunca a salvação acontece conforme muito pregam, ensinam e aplicam, de um Jesus que salva e a vida continua do mesmo jeito de antes. Mateus deixou a coletoria para seguir a Cristo; Paulo deixou o sistema herético do farisaísmo para seguir a Cristo. É assim que Ele faz com todos os que Ele chama para Seu reino e glória, conforme Ele mesmo diz no texto acima: “Se alguém me serve, siga-me...”. Os Seus seguidores devem estar perto do Senhor, devem acompanha-Lo, devem aprender com Ele e devem estar pronto para ouvir Suas ordens e aprender Seus ensinos. Muitos creem Nele, mas não O seguem, são apenas espectadores do cristianismo. Se o coração do homem não foi mudado num novo coração, significa que os pés continuam inativos para Deus, porque não seguem o Senhor da glória. Os verdadeiros crentes seguem a Cristo no sentido prático e isso é mostrado em temor constante. Os que não O seguem pensam que Ele está longe, por isso não há nenhum desejo de obedecer ao comando Dele em todos os aspectos da vida. Conheço muitos que são levados por essa fé moderna de crer, que mantém o homem distante do Deus da bíblia, porém perto sim do mundo.
        Os salvos realmente seguem o Senhor, por isso são pessoas de oração, porque humildemente procuram Seus conselhos e obedecem as Suas ordens, conforme a bíblia ensina. Pessoas que seguem a Cristo procuram fugir de ambiente onde nosso Senhor jamais entraria; lugares onde só há mentiras e disposição das paixões da carne. Os que seguem a Cristo têm a vontade entregue a Ele e seus corações amam ouvir os ensinos da graça. Os que seguem a Cristo têm percepção dada pelo Espírito Santo para reconhecer o Pastor e saber que Ele está perto. Seguir a Cristo não é fácil, porque encontra obstáculos terríveis da parte até mesmo de parentes e amigos. São os que mais perto estão de nós que tornam reais perseguidores contra nossa fé. Se quisermos estar mais perto do Senhor seremos reconhecidos pelo mundo como inimigos do mundo. Seguir a Ele significa maior peso da cruz; significa trilhar por um caminho difícil e enfrentar muitas vezes a solidão.
        O que mais carecemos hoje é de homens e mulheres que realmente seguem a Cristo; que são encorajados pela palavra e que ousa enfrentar os desafios. Tais pessoas vão se tornando cada vez mais piedosas, porque o mais que andarmos com Ele, mas parecidos seremos com nosso Senhor e Mestre.

Nenhum comentário: