domingo, 12 de abril de 2020

OS HERDEIROS DO LAGO DE FOGO (19)


         
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8)
OS MENTIROSOS: “...aos mentirosos”.
        Os mentirosos são os últimos da negra lista dos que serão atirados no lago de fogo. Para mim esse grupo faz parte da lista dos que praticam a impiedade, porque a mentira é vista na bíblia como uma atitude do homem em relação a Deus e não meramente aos homens. É claro que têm aqueles que mentem descaradamente para o pai, a mãe, a esposa, o esposo e com outros. Inclusive Paulo admoesta os crentes para que eles não mintam uns contra os outros. A mentira faz parte integrante da natureza pecaminosa do homem, pois a queda foi uma declaração de que Deus é mentiroso; foi satanás jogando o homem contra Deus, dizendo que Deus é injusto e que quer ver o mal do homem; que sua liderança é falsa e que Seu reino é perigoso. Ao dar as costas para Deus o homem na queda estava declarando que não suporta Deus e que satanás era verdadeiro e que queria dar o melhor.
        Além disso, o Senhor Jesus lidou com os judeus, mostrou-lhes a verdade, encarando-os com os mais poderosos ensinos concernentes a divindade Dele e expondo o fato que Ele era o próprio Jeová encarnado, o grande EU SOU. Mas aquele povo rebelde mostrava ser exatamente o que o homem é por natureza – inclinado à mentira. Eles queriam ouvir aquilo que lhes trazia lisonjas e que resolvesse seus problemas terrenos. Quanto ao Paraíso celestial após a morte, eles queriam ouvir que seriam recebidos no seio de Abraão, só porque eram judeus e tinham o famoso patriarca como pai deles. A religião deles era a base do viver, por isso qualquer que dissesse algo ao contrário do que eles pensavam eram dignos de morte, como ocorreu quando Jesus entrou na sinagoga em Nazaré e ali mexeu com o orgulho deles (Lucas 4).
        Também, a bíblia mostra a mentira como marca distintiva do coração do homem. A mentira está ao lado da maldade, adultério, assassinato entre outras hediondas práticas. No Salmo 58 verso 3 o Salmista inspirado diz que o homem já nasce proferindo mentiras. Incrível declaração do Espírito Santo. Como pode? É exatamente aquilo que o salmista diz: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). O homem nasce proferindo mentiras, chamando a atenção toda para si; declarando que seu caminho não será o caminho de Deus, mas sim o caminho da iniquidade. Ele nasce precisando de castigo, de disciplina, conforme os ensinos dados em Provérbios e se os pais falharem nisso, de fato ele há de procurar os rumos tortuosos da vida. Ele não nasce como um anjinho, mas sim com os dentes da maldade expostos, com suas mãos prontas para praticar maldade, com sua mente capaz de armazenar planos de destruição, com seus pés velozes para derramar sangue e com sua boca pronta para proferir maldades e não oferecer a Deus ações de graças.
        Solte o ímpio desde pequeno e o que ele fará? Ele vai amar a Deus? Claro que não! Ele não nasce crente, não nasce com desejos santos. Jacó era ainda mais astucioso do que Esaú e na hora de conseguir seus intentos mentiu para seu velho pai, dizendo que seus atos foram feitos por Deus. As mentiras de Esaú eram mostradas no fato que declarava que os planos de Deus eram mentirosos; que Deus não oferecia felicidade, por isso queria felicidade do modo dele, achada em sua força e no seu trabalho. Os filhos de Jacó trataram José com tamanha maldade; ignoraram o sofrimento do menino e ainda mentiram para fazer Jacó sofrer. Nem podemos imaginar quanto sofrimento traz o mentiroso para si mesmo e para os outros. Por essa razão Deus declara que os mentirosos serão atirados no lago de fogo.

Nenhum comentário: