quinta-feira, 28 de setembro de 2017

VIVER E MORRER (6)



                                             
“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
A MORTE VISTA DO ASPECTO DA VIDA: “...e o morrer e lucro”.
        A mais impressionante verdade que se destaca no texto é que Paulo vê a morte como sendo “lucro”. A razão óbvia é que essa declaração e confissão do apóstolo é o resultado do “viver é Cristo”. Quando o viver é Cristo, então, por incrível que pareça, a morte se torna lucro. É claro que é algo sobrenatural, jamais pensado nem cogitado pelo mundo. A morte para os mundanos vem fechar o cerco para abater todas as esperanças deste mundo; a morte vem como desastre, como a grande vencedora, para emudecer corações e trazer tristeza, choro e desespero a todos. Não há resposta neste mundo para o que vem além desta vida enganosa e passageira. Não há ciência, não há riqueza nem qualquer poder para que os homens avancem após findarem suas vidas aqui. Isso significa que nenhum mundano pode dizer que ele o morrer é lucro.
        Mas sei que preciso mostrar as razões bíblicas, as quais mostram a completa derrota da morte. Como é que ela pode se tornar motivo de lucro às milhares de homens e mulheres? A razão principal é que ela foi derrotada e destruída pela própria vida. Neste mundo, a vida natural é rasgada e queimada como papel pelo poder da morte. Um grande Herodes tão exaltado e louvado como se fosse um deus, nada pode fazer quando a morte vem subitamente para levar sua alma para o além e fazer com que seu corpo seja literalmente destruído por vermes (Atos 12). Mas olhemos o apóstolo; ei-lo ali preso, motivo de ódio mortal dos homens. Ei-lo esperando o dia quando sua vida será ceifada pelo golpe letal da espada, arrancando-lhe o pescoço. Ele olha para seu futuro aqui e é possível vê-lo sem qualquer ambição terrena; totalmente destituído desses sonhos que os homens têm. Paulo não está com medo; não está decepcionado nem procurando um meio de safar-se da situação que ameaça sua existência terrena. Por quê? Paulo vê além deste véu; ele olha não para a aparência das coisas, mas sim para a vida eterna recebida em Cristo. E visto que essa vida é eterna, ela vai infinitamente além.
        Então, a lição que temos é a seguinte: Se a morte é lucro, então tiremos vantagens dela aqui. Não busquemos o positivismo falso deste mundo. Queremos ser sóbrios e encarar tudo na visão bíblica. A morte, ao invés de mostrar ser uma porta aberta para as trevas eternas, à luz do viver é Cristo ela mostra a perfeição se projetando na eternidade, por essa razão o morrer torna-se lucro. Como pode o homem lucrar-se com a morte? À luz deste mundo ela é perda, porque vem para garantir que tudo vai embora e que só fica o desespero. Mas não é a verdade quanto ao crente, pois ele está declarando que não está perdendo, mas sim ganhando em todos os aspectos.
        Foi essa a razão que homens encararam a morte com firmeza, convicção santa e coragem, porque sabiam que só estavam ganhando. Olhemos bem a vida de Moisés, porque quando aquele homem viu a grandeza do Egito com sua fama e luxo, à luz da glória de Cristo pode contemplar tudo como completa perda. Ele viu além da morte; ele não viu trevas, mas sim a luz de uma felicidade que estava infinitamente acima do pensamento mundano. Ele viu que todo o esplendor egípcio com toda sua fama era lixo, ao comparar com a fulgurante glória de Cristo que receberia na eternidade.

Nenhum comentário: