quarta-feira, 13 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (4)




“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
A TERRÍVEL CONFISSÃO ATEÍSTA: “...não há Deus”.
        Convido o amado leitor para acompanhar o texto em sua profundidade, porque o que vem a seguir prova a veracidade do estado depravado do homem em relação a Deus. Qual é a confissão do homem em relação a Deus? “Não há Deus”. Ele não está declarando que Deus não existe, mas sim que ele não está presente. Ele vasculhou tudo à luz da mentalidade natural e chegou a conclusão que Deus não está à frente, nem nas laterais nem tampouco atrás. Noutras palavras, ele continuamente diz que não vê Deus em lugar nenhum, por isso o caminho está livre para sua jornada no pecado.
        A conclusão é que essa confissão tem por finalidade controlar e guiar o homem no viver dele diariamente. Essa confissão é contínua, a cada instante o ateísta está dizendo no íntimo: “...não há Deus”. Não significa que ele não quer nenhuma divindade. O homem não pode viver sem erigir no coração seu deus preferido. Notamos essa verdade em Jeremias 17, pois Deus revela o fato que o povo judeu tinha seu ídolo gravado na parede do coração. Os homens são assim, pois ao pensar que estão livres do Deus vivo e verdadeiro, eis que eles convocam uma divindade paganizada. Já falei tanto sobre o povo de Israel ali ao pé do monte Sinai (Êxodo 31). Qual foi a atitude deles? Havia temor e reverência em seus corações? Claro que não! Eles trabalharam bem em equipe para montar um sistema religioso imediatamente. Aquela atitude partiu de seus corações pervertidos, e assim foram unânimes em fabricar o bezerro de ouro, conforme seus corações inventaram.
        Assim podemos entender que o coração do homem é cheio de malícias e ciladas. O pecado não pode mostrar sua face cruel e destruidora com a presença de Deus. Por essa razão todo empreendimento e táticas são feitos no íntimo. Para que possam fazer o que anelam fazer em seus caprichos e paixões, eis que os homens precisam ser ateus no coração. Observemos de perto a atitude do rei Acabe (1 Reis 21), porque quando quis obter a vinha de Nabote, ao lado do palácio, imediatamente seu coração projetou todo mal intento e armou ciladas. Quem poderia obter aquela vinha? Sua perversa esposa, Jezabel. Vemos que houve uma unidade de pensamentos entre ele e sua vil mulher. Naquele momento no coração eles estavam dizendo: “Não há Deus” e o pecado lhes enganou de tal maneira que eles imaginaram que jamais seriam vistos nem tampouco punidos.
        É assim que age o pecado no íntimo. No sistema teológico do pecado, Deus não está presente, por isso a vida aqui é vista como um ambiente para a livre iniciativa no mal. O pecado transmite ao coração o ensino de que não há alguém vendo, odiando, punindo e destruindo o mal. Também já mencionei o caso do rei Davi no caso com Bate-Seba. Vemos bem que até mesmo um homem crente pode tomar a direção ateísta no viver. Quando ele viu a bela mulher, imediatamente o pecado entrou em ação e no íntimo Davi estava como que dizendo: “Não há Deus”. Então o caminho está livre, sou um rei e tenho direito de ter a mulher que eu quiser. Assim um homem de Deus foi transformado num covarde, assassino, desafiando o santo de Israel que tudo via. Oh! Que nossos corações sejam tomados de santo temor e humildade, a fim de que caiamos aos pés daquele que sem acepção de pessoas julga as obras de cada um.

Nenhum comentário: