quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (6)



                       
“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16).
                        A VIDA CRISTÃ CONSAGRADA: “que darei ao Senhor?”
        Antes de tratar desse assunto que segue nosso tema central, preciso retornar um pouco sobre o que falei anteriormente acerca da experiência do salmista no que tange à condição dos homens no pecado, conforme sua declaração: “Todos os homens são mentirosos...”. Os homens só podem conhecer o homem após sua conversão. Enquanto isso não ocorre eis que satanás ciranda todos com a ideia que o homem é um ser bonzinho, apenas vítima da situação. O que está acontecendo ultimamente pode ilustrar o que estou afirmando aqui. Em lugar da pregação do evangelho, satanás fez com que muitos voltassem para a psicologia.
        Conheci um pastor que nos primórdios do seu ministério era um ótimo pregador. Mas com o passar do tempo ele foi deixando de lado a palavra, a fim de envolver-se com essa arte de aconselhamento pessoa, tendo como base a psicologia. Acredito que ele viu o crescente número de pessoas chegando às igrejas e elas crescendo numericamente (lógico, não com conversões). Aquele bom moço foi surpreendido com um câncer e chegou à morte. Não posso julgar que aquilo ocorreu devido sua desobediência a Deus. Mas acredito que ele deixou o excelente, a fim de buscar solução no meio dos homens.
        Quando o homem se converte, ele também passa a aprender que não pode confiar no homem: “Maldito o homem que confia no homem...” (Jeremias 17:9). Enquanto os homens estão na escuridão do pecado só podemos vê-los e entende-los à luz da natureza. A única luz que nos possibilita a entender os homens é a que vem da revelação bíblica. Fora disso seremos iludidos e aprisionados com a maquinação e malícia do pecado. O salmista entendeu logo isso e essa verdade chegou de forma surpreendente em seu coração: “Todo homem é mentiroso”. Isso significa que é trabalho do Senhor levar seus santos a perder toda e qualquer confiança nas pessoas ao seu derredor. A partir da conversão eis que os crentes devem aprender que os homens nada podem fazer por nós; que eles naturalmente não querem nosso bem-estar eterno; que não se comprazem com nossa felicidade em Cristo e com nosso destino no céu.
        Outro detalhe de crucial importância é que Deus quer ensinar seus filhos a colocar seus corações na palavra. Mesmo dentro de uma igreja os crentes devem aprender a arte de ouvir o que está escrito, caso contrário a tendência é enrijecer seu coração. Pastores e outros membros da igreja só são úteis quando ensinam a verdade e nos conduzem na verdade. Caso contrário tudo neste mundo, até num ambiente evangélico tende a nos envolver em mentiras.
        Finalmente, o homem convertido há de aprender que nada tem aqui e que sua herança está no céu. A bíblia no Novo Testamento está cheia dessas verdades. Os crentes de Colossos se entregaram ao trabalho do Senhor por causa daquilo que eles esperavam após a morte (Colossenses 1:5). Essa verdade traz triunfo ao coração, irradia o ambiente de firme esperança e enche a jornada de vitórias diárias. Uma das lutas incessantes do diabo em nossos dias é mostrar aos crentes que o mundo é melhor; que há esperança de uma vida agradável e radiante aqui. Por essa razão vemos como a palavra de Deus é desprezada para dar lugar às coisas vãs e inúteis desta vida. Entretanto, a conversão marca o início de uma maratona triunfante do salvo, rumo à sua cidade celestial e à sua herança que está guardada ali.

Nenhum comentário: