quarta-feira, 20 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (9)



              
“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
OS PROPÓSITOS OCULTOS DO CORAÇÃO MANIFESTADOS: “... praticam iniquidades”.
        Estou chegando à parte final dos meus comentários sobre o tema acima, tendo como base uma exposição do Salmo 14, no interesse de mostrar aos meus leitores que ser ateu não é algo meramente acadêmico, ou uma confissão verbal de que Deus não existe. Tenho procurado mostrar que para Deus ateísmo é algo prático. Minha esperança é que esses fatos venham a iluminar os corações, trazer temor e mostrar a realidade do que significa depravação total. Agora é o momento para que vejamos no texto os propósitos que estão ocultos no coração, e como são manifestados. A frase “...praticam abominações...” revelam o objetivo daquilo que intitulo aqui de ateísmo prático.
        Num rápido resumo, todo propósito do ateísmo é andar sem Deus no mundo. Já falei sobre isso, que a incredulidade vil quer tirar o Deus da verdade, quer extirpar todo pensamento e ensino acerca dele. Por que fazem isso? O verso acima responde com clareza: “...corrompem e praticam abominação...”. O alvo do poder do pecado no coração é corrupção. O caminho da iniquidade não pode conter nada da verdade eterna, conforme nos foi revelada nas Escrituras. Os homens querem verdade, desde que sejam verdades daqui mesmo. Mas a força e liderança do pecado no íntimo estabelecem que tudo à frente deve ser corrompido. A ausência de Deus significa corrupção.
        Mas eu sei que muitos podem contestar tudo o que tenho falado aqui. Eles podem argumentar, dizendo que há muitas pessoas excelentes no mundo, as quais jamais se corromperam. Veja bem, não estou falando da vida social; não estou dizendo que todos vão roubar, matar, adulterar e praticar outros atos abomináveis. De fato, tem muitos no mundo que são pessoas de um viver excelente; são pessoas trabalhadoras e responsáveis. Porém, não estou tratando de vida social, mas sim do homem não salvo em relação a Deus. Sem a glória da salvação; sem o temor do Senhor no íntimo; sem terem passado da morte para a vida, eis que tudo é corrompido. Quando o viver não tem em vista a glória de Deus, tudo o que tem no caminho é iniquidade. Não foi assim nos anos e dias que precederam o dilúvio? Nem todos os homens eram perversos e perigosos. Muitos eram ativos, trabalhadores e faziam o que era normal. Mas morreram em seus pecados. O que quero dizer é que se tudo aquilo que faço, falo, penso, etc. não for banhado da glória de Deus, então tudo isso é corrompido pelo pecado. É como uma boa refeição que está contaminada.
        Vale a pena refletir bem no viver ateísta, visto que tudo o que ele pensa, faz e por onde anda é iniquidade. A primeira lição que aparece, é que o ateísta prático arranca do viver a perfeita lei de Deus. Quando o coração não dominado pela graça, é certo que a lei do pecado há de reinar e dominar. Não há um homem sequer, por mais respeitador que seja; por mais que tenha uma personalidade forte ou agradável, que não seja dominado completamente pelo pecado no íntimo. Milhares de homens no mundo só não tombam em terríveis e perversos pecados, porque são impedidos pela mão restrigindora de Deus. Quando são soltos, eis que suas “unhas e garras” aparecem, e assim eles mostram o quanto amam e se deleitam nesse lamaçal.

Nenhum comentário: