segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (2)



   
“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
                 ORIGEM DESSA DISPOSIÇÃO ATEISTA: “Diz o insensato no coração...”
        Espero que a breve introdução tenha realmente chamado a atenção dos meus leitores para esse assunto que considero de tremenda importância, porque vem descobrir nossos corações tão iludidos pelo pecado. Procurei inicialmente mostrar que ateísmo, conforme a bíblia é viver sem Deus no mundo; trata-se de um estilo de vida onde Deus não está presente; é o homem dizendo no íntimo: “Não vejo Deus, por isso posso fazer o que eu quero e desejo fazer”. É claro que existe o ateísmo confesso. Mas o fato é que o que importa é que a palavra de Deus mostra a ausência de Deus no coração e como isso é revelado no estilo de vida diário.
        Agora vamos entrar no texto do Salmo 14:1. Aquele que ama e se interessa pela verdade escrita há de encarar esse verso com temor e tremor no coração. Devemos ver a vida como Deus vê e nos mostra em sua palavra. Normalmente somos superficiais e tendemos a ver tudo do ponto de vista humano, carnal e aparente. Que saiamos dessa tendência pervertida, a fim de examinar com rigor o nosso viver à luz daquilo que nosso fala. Alguém pode dizer: “Eu não sou ateu, creio em Deus”. Tal declaração nada significa, porque o viver pode estar provando que é a pessoa não passa de um itinerante ateu.
        Quando vemos o texto sob a direção do Espírito Santo, imediatamente entendemos quem é o ateu no coração: “Diz o insensato...”. Para Deus, ausência de temor significa ser “estúpido, louco, tolo, etc.” Esses termos não foram inventados por nós, porque naturalmente não gostamos de falar mal de nós mesmos. Um verso como esse do Salmo 14 mostra com clareza o quanto a bíblia é um livro sobrenatural, porque tal declaração não pode ser inventada pelos homens. Vemos o Deus que mostra (como o faz em toda Escritura) o quanto os homens são por natureza depravados no coração, e como tentam escondê-las, a fim de que ninguém as veja por fora.
        É claro que essa confissão não é feita por fora. Um homem religioso jamais dirá que é um ateu, enquanto seus atos insensatos provam que para Deus não passa de um ateu, pois anda sem Deus no mundo. Um homem com uma bíblia na mão e com aparência de piedade pode ser um ateu, se no íntimo seus planos e modo de viver provam que não passa de um tolo em relação a Deus. Para Deus, Judas era na prática um ateu, pois seu Deus era outro – riquezas. Seus planos estavam ocultos em seu coração e conseguia por fora mostrar que era um religioso, seguidor de Cristo e apóstolo, até que chegou o momento oportuno, quando mostrar onde queria chegar.
        Isso significa que você pode ser um crente por fora, mas por dentro, no íntimo não passa de um “sem Deus” no mundo. Nesse Salmo Deus está mostrando que ateísmo é algo que está registrado coração e que dali tudo é bem esboçado e talhado de tal maneira que ninguém (exceto Deus) verá. Tal verdade aparece para mostrar o quando somos iludidos pelo próprio coração neste mundo: “Enganoso é o coração...” (Jeremias 17:9). Todos esses fatos devem emudecer nossos corações e trazer temor, a fim de homens e mulheres caiam aos pés do grande Salvador, em santa confissão.

Nenhum comentário: