terça-feira, 12 de setembro de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (5)



                      
“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16)
                                       A VIDA CRISTÃ PELA FÉ
        A fé verdadeira aprende sempre com Deus e com sua palavra. A falsa fé tende a brilhar repentinamente, mas logo se apaga, porque não tem a luz que vem da verdade. Mesmo sabendo que “...todo homem é mentiroso...”, tal verdade não emudece o salvo. Ele esperava outra reação dos homens; ele queria que as emoções oriundas da salvação enchessem o ambiente dessa felicidade que vem de Deus, como diz a mensagem do antigo hino:
                        Ah! Se eu tivesse mil vozes para o Brasil encher
                        Com os louvores de Cristo, que singular prazer!
        Assim age a fé, sua luz brilha de forma esplendorosa, assim como o sol não para de brilhar, mesmo com tempestades e que tudo fique nublado. Mas, o que significa a frase: “...Dizia na minha pressa: Todo homem é mentiroso”? O que vemos é o crente que agora passa a aprender com seu Senhor acerca do homem em seu estado de depravação total. O verdadeiro discípulo aprende com Deus, porque habita nele o Espírito Santo. O verdadeiro aprendizado é ensinado no coração e não meramente numa sala de aula. Nosso Senhor afirma que os que são de Deus recebem as palavras de Deus, e às vezes isso ocorre sob as mais intensas provações. Por essa razão creio que devo passar algumas razões que nos levam a entender essas verdades.
        A primeira é que agora ele passa a conhecer a condição tão miserável do homem no pecado. Na salvação nossa visão é mudada e os homens passam a ser vistos como pecadores. Percebemos o quanto o novo evangelho tem distorcido isso; o quanto o humanismo tem prevalecido. Hoje a pregação do estado corrompido do coração humano há de gerar reações alarmantes. Por que isso? Porque os homens foram colocados como os seres celestiais, vítimas dessas misérias que assolam o mundo. Mas a verdade é que a palavra de Deus mostra o quanto isso é mentira. O salmista percebeu logo o quanto a maldade do homem e seu ódio contra Deus imperam em seu coração.
        Ora, isso não é brincadeira. Davi descobriu logo esse estado corrompido em seu coração, por essa razão caiu aos pés do Senhor em clamor e súplica quando reconheceu: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Parece que muitos não querem aceitar essa verdade. É humilhante sim, mas é algo tão salutar ás nossas almas. Nosso Senhor reconheceu isso no meio do seu povo, porque enquanto ele fazia o bem, todos o admiravam e o queriam como profeta ou mesmo um político. Mas quando o Senhor em suas palavras mostrava sua glória, sua mensagem de salvação, de onde veio e para onde ia, eis que o ódio dos hebreus logo era despertado e movido contra o Senhor na disposição de mata-lo.
        O que aconteceu com o salmista, deve acontecer com todos os que realmente se convertem a Deus. Quer andar com Cristo aqui? Então há de sofrer as consequências de um mundo que persegue e odeia o Senhor. O mundo não vai melhorar; o mundo será sempre o mundo. Quer seguir a Cristo? A jornada será de solidão e tristeza. Quer andar rumo ao céu? Eis que o caminho pelo qual anda os salvos é estreito, apertado e são poucos os que vão nele. Para o mundo, a mensagem do evangelho é loucura, assim como ser um crente é ser louco na mentalidade mundana. A bênção do nosso viver está no fato que conosco vai o Senhor e é ele quem nos livra da angústia, tentação e nos leva incólumes até a nossa cidade celestial.

Nenhum comentário: