terça-feira, 5 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (1)



                      
“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
                                               INTRODUÇÃO
        Novamente estamos diante uma das mais reveladoras passagens da bíblia, que trata da condição do homem no pecado. Sei que entendemos que ser ateu refere-se a uma atitude mental, quando alguém simplesmente declara que Deus não existe. Mas quero mostrar o quanto estamos distantes da verdade conforme as Escrituras. Ateísmo na bíblia não uma concepção mental, mas sim algo prático. Ser ateu, conforme a palavra de Deus é algo que envolve a vida momento após momento. Com isso em mente quero afirmar que cada pessoa que vive no pecado é um ateu; cada mulher que vive no pecado é uma ateia. Antes de ser salvação, eu David era um ateu e é essa a condição de quantos perambulam neste mundo, longe de Deus.
        Quero agora mostrar o quanto o próprio termo “ateu” explica com clareza o que quero explicar ao explanar o texto do Salmo 14. A palavra “ateu” vem do termo grego “atheos”. É um termo composto de duas palavras: “Theos” e prefixo “a” quem vem antes. “Theos” é a palavra “Deus”, enquanto que o prefixo “a” dá um significado negativo: “Theos” significa “Deus”, “atheos” significa: “não Deus”, de onde surgiu a palavra conhecida como “ateu”. Essa palavra composta “não Deus” aparece em Efésios 2:12, onde Paulo trata das condições dos gentios na história do Velho Testamento: “Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, estranhos à aliança da promessa, não tendo esperança e sem Deus (ateus) no mundo”.
        Meus leitores podem perceber que ser ateu, na linguagem bíblica realmente significa não crer em Deus. Mas vai além disso, porque realmente significa “viver de tal maneira neste mundo como se Deus não estivesse presente”. Significa que mesmo o ateu é aquele que sabe quem é Deus, sabe que Deus existe, mas não o vê e por isso pode sentir-se como se estivesse livre para fazer o que quer fazer, sem qualquer temor. Quão revelador é esse Salmo! Ele nos mostra o fato que ser ateu não uma mera confissão verbal, mas sim uma atitude do coração. Minha esperança é que tal verdade venha a encher nossos corações de santo temor ao Senhor, porque se agirmos com insensatez também estaremos mostrando sinais de ateísmo em nosso viver.  
                                       O ROTEIRO QUE IREMOS SEGUIR
        Teremos basicamente quatro lições para tratar desse assunto, conforme o verso 1 do Salmo 14 nos mostra:
        Na primeira veremos: A ORIGEM DESSA DISPOSIÇÃO ATEISTA: “Diz o insensato...”.
        Na segunda teremos: A CONFISSÃO ATEISTA: “...não há Deus...”
        Na terceira veremos: O PODEROSO RESULTADO DO ATEISMO: “...corrompem...”.
        Por último: OS REAIS PROPÓSITOS ATEISTAS: “...praticam abominação...”
        Que meu Senhor, autor da palavra venha encher meu coração de sua graça e sabedoria para expor um assunto tão profundo. Mais do que isso, que os resultados sejam vistos como temor ao Senhor em conversões genuínas e em santidade de vida da parte daqueles que professam o nome do Senhor. Glória ao seu bendito nome!

Nenhum comentário: