quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (13 de 13)




“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
OS PROPÓSITOS OCULTOS DO CORAÇÃO MANIFESTADOS: “... praticam iniquidades”.
        Findando essa mensagem quero destacar aqui o fato que não há qualquer possibilidade de fazer o bem e de haver o bem no caminho trilhado por um homem sem Deus. Em Romanos 3 Paulo afirma que o caminho dos perversos é de destruição e miséria. Notemos bem que a bíblia não elogia o homem; não o chama de bondoso, nem de religioso. Deus afirma em sua palavra que não há no pecador nenhum poder nem vontade para fazer o bem. O pecado não edifica, não protege nem dar qualquer segurança ao homem. Tudo o que há no caminho de um ateísta prático está fadado à destruição, porque ele mesmo se acha debaixo da horrível e contínua ira de Deus (João 3:36).
        Sendo essa a situação do homem neste mundo, qual a solução para ele? Como pode o homem escapar dessa situação gravíssima que Deus mostra em sua palavra? Eu estou certo que muitas são as tentativas do homem no pecado, para se manter oculto, acreditando no íntimo que Deus nada vê. Foi assim nos dias do profeta Ezequiel, pois sacerdotes idólatras enchiam o templo em Jerusalém, e lá no interior adoravam seus ídolos prediletos. Sob o engano do pecado eles acreditavam que Deus estava longe e que nada percebia dos seus atos perversos (Ezequiel 8). Os homens mudaram? Será que o homem do século 21 é melhor e mais temente a Deus? Claro que não! Suas idolatrias estão bem ocultas dos homens, mas são vistas por Deus. Hoje eles fazem de tudo, se aventurando nos meios evangélicos, na tentativa de encobrir as maldades dos seus corações e tentando buscar as bênçãos de Deus para seus planos terrenos.
        Mas a mensagem não mudou. O apelo de João, Pedro e Paulo é o mesmo apelo que Deus traz aos pecadores desta atual geração: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). A mensagem da cruz é a verdade que os homens acham desprezível; é o pão vil que o homem no pecado não quer comer. Mas, o Deus da bíblia não mudou nem mudará. Ele não atualizou sua mensagem, porque ela é perfeita e suficiente. Onde está o problema do homem? Ele precisa de uma igreja onde possa ter entretenimentos? Seu problema é resolvido num encontro de casais? Não! O problema é seríssimo! Ele está caído, morto em seus pecados (Efésios 2:1). Seus planos são vistos por Deus; seus intentos são idólatras, profanos e corrompidos. Ele no íntimo é um ateu, mesmo que por fora não pareça.
        O que Cristo veio fazer? Veio buscar o perdido; veio libertar o pobre pecador das garras atrozes do diabo e da morte; veio tirar dele esse coração duro, ateu, profano, rebelde, mentiroso e odiador de Deus, a fim de dar-lhe um novo coração. Foi isso que o Salvador fez com todos que correram para ele, para achar nele essa salvação. Os pecadores arrependidos correm para Cristo o Salvador e Senhor, e não para buscar apoio nos homens. Pecadores correm para os braços do amoroso Pastor, a fim de buscar em seu sangue o perdão e purificação dos seus miseráveis pecados e não vão à busca de apoio religioso, a fim de que seus pecados ocultos sejam “abençoados”. Pecadores arrependidos vão a Cristo, a fim de fugir do mundo e encontrar seu lugar eterno no céu e não para um suposto deus que pode dar para eles um paraíso neste mundo maligno.
        Que haja pecadores descobertos pela palavra e humilhados perante o Senhor, a fim de buscar dele, agora mesmo essa imensa e eterna salvação.

Nenhum comentário: