sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (8)



                      
“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16).
                A VIDA CRISTÃ CONSAGRADA: “que darei ao Senhor?”
        O que realmente significa essa pergunta: “Que darei ao Senhor...?”. Não há qualquer dúvida que esse é o efeito imediato da fé simples e humilde de uma alma salva. O verdadeiro crente não agiganta sua fé, mostrando o quanto foi capaz de crer e de fazer algo para Deus. A fé verdadeira se estriba na graça e é dessa graça que se abastece e se fortalece. O verdadeiro crente não se desgruda da história da cruz; não cria uma forma de ter sua própria luz, porque para ele o que foi feito na cruz é suficiente para iluminar seu caminho no andar para o céu. Assim vemos o quanto sua resposta aparece como profunda evidência de que sua fé é triunfante porque marcha no caminho certo, na verdadeira consagração.
        Sua resposta aparece com três medidas drásticas no que tange ao seu viver. A primeira ele mostra o quanto está firme na obra feita na cruz:  “...tomarei o cálice da salvação...”. Notamos bem que ele não se desgruda do seu salvador; que ele está bem firmado no sangue derramado para a remissão de seus pecados. É bem provável que o meus leitores estejam entendendo que o salmista quer produzir sua própria salvação; que ele quer contribuir com sua parte na salvação de sua alma. Não devemos acatar o texto na superfície, mas sim à luz de toda verdade. O que aconteceu antes? Ele descobriu o quanto o mundo mostrou seu ódio em relação à sua conversão. Quando ele imaginava que todos o aceitariam como um crente; que todos iriam saudá-lo com um “bem-vindo!”, eis que seu desapontamento surgiu imediatamente.
        Qual foi a decisão dele? Ele recuou com covardia? Voltou atrás para não perder as amizades? Claro que não! Ali estava uma nova criatura; para ele tudo morreu; toda essa natureza aparentemente bela e saudável foi apagada quando compreendeu que havia morrido, sepultado e ressuscitado com Cristo. Então, eis aí a definição do seu modo de viver posteriormente: “Tomarei o cálice da salvação...”. Para ele a sabedoria de Deus estava na morte do seu Cordeiro amado; para ele aquilo que o mundo despreza e considera como loucura, na realidade era sua sabedoria, por isso encarava isso seriamente. Se ele tivesse apenas mudado de religião, nada mudaria nesse cenário de engano, porque os homens apenas religiosos vivem em harmonia, assim como viviam os fariseus com os saduceus.
        Por essa razão os verdadeiros crentes sabem o que realmente significa seguir a Cristo, serem seus discípulos. Eles sabem que agora vão beber o cálice amargo; saberão o quanto é difícil a jornada rumo ao céu e quanto a natureza adâmica reage contra esse cálice. Nosso Senhor deixou essa verdade bem esclarecida para seus discípulos: “No mundo passais por aflições...”. O caminho para o céu só pode trilhado pelos remidos, por aqueles que realmente creram de todo coração. Notamos o quanto essa verdade está estampada no viver e nos lábios dos verdadeiros crentes. Nossos hinos, especialmente os mais antigos transbordam dessa verdade:
                        Chegado à cruz do meu Salvador, prostrado aos pés do meu redentor.
                        Ele atendeu logo ao meu clamor. Glória ao Salvador!
        Outro hino antigo que destaca bem essa verdade é aquele tão bem conhecido de todos os fieis:
                        Sim eu amo a mensagem da cruz. Té morrer eu a vou proclamar.
                        Levarei eu também minha cruz, té por uma coroa trocar.
        Uso essas mensagens cantadas porque elas mostram a verdade que transbordou o coração do salmista, quando realmente definiu sua consagração ao Senhor: “Tomarei o cálice da salvação...”.

Nenhum comentário: