segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (2)



                     
“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16)
                                       A VIDA CRISTÃ PELA FÉ
                        “Eu cri, ainda que disse: estou sobremodo aflito”.
        Chegou o momento para que juntos entremos no texto desse Salmo tão revelador e tão oportuno. O falso evangelho que marca a mensagem anunciada em nossos dias tem tirado o real significado do que é vida cristã bíblica, autêntica e firmada na Rocha. Se não voltarmos para a verdade de todo nosso coração, certamente estaremos marcando nossa ruína no meio de uma sociedade tão corrompida. O evangelho moderno é visto hoje como meio de empolgação da carne; veio para que as multidões possam curtir as emoções momentâneas. O que parece ser luz na realidade é treva; o que parece ser do céu, realmente é do inferno; o que parece ser espiritual, não passa de soberba disfarçada. No Salmo 116, a partir do verso 10, vemos o que significa ser crente, o que é a fé cristã verdadeira e o que é a caminhada do crente por este mundo, rumo à Pátria celestial.
                                                       PELA FÉ
        A nossa primeira lição sobre o testemunho do salvo nesta vida é que ele passa a viver pela fé. O próprio texto mostra essa verdade: “Eu cri, por isso falei...”. O que significa o testemunho do crente neste mundo? Não é exatamente aquilo que marcou sua alma? A fé bíblica não é muda, ela tem uma voz que constantemente fala. A fé que salva não é estática, mas sim ativa, forte e desafiadora. O salmista está narrando o que aconteceu após sua conversão; ele está declarando que sua boca foi aberta para narrar acerca dos atos de Deus em sua vida. A fé bíblica é algo sobrenatural realizada no coração; é o homem interior vivificado, pronto para falar, contar a todos o que Deus fez em sua vida. A fé bíblica não tem como combustível uma motivação carnal; não é uma ação momentânea. Já vi muitos se alegrando por mero conhecimento bíblico, mas a verdade é que conhecimento de poderosos ensinos, profundas doutrinas, etc. em nada mostra que houve uma mudança no coração.
        O verdadeiro testemunho é o crente anunciando a todos como foi que o Senhor usou de compaixão em seu favor. Seu testemunho tem como base a salvação bíblica, a redenção operada na cruz, e essa verdade ficou profundamente marcada em sua alma. Eis aí como começa a vida cristã. Nosso campo de missões começa quando Deus opera o novo nascimento. Fé verdadeira ela tem luz na mente e nos pés; fé verdadeira sabe como tudo começou; que houve luz pela ordem da palavra, por isso agora há luz em seu coração. Se sua fé não teve seu início a partir da história, é certo que você nada terá para contar. O mundo precisa ouvir acerca daquilo que Deus fez na vida de homens e de mulheres; o mundo fica pasmado e emudecido quando homens e mulheres são transformados pelo poder da graça e que agora caminham pela vereda que leva ao céu.
        O que o evangelho fez em sua vida? Mudou seu coração? Você foi humilhado a ponto de cair aos pés do salvador e Senhor? Foi arrancado o peso da culpa do pecado, de tal maneira que a paz com Deus encheu seu coração? Se isso ocorreu, sua fé veio da verdade e está estribada sobre a Rocha da salvação bíblica. O mundo não fica impressionado por grandes conhecedores; não fica perplexo por “cabeças de ouro” cheio de conhecimento teológico. Quando as almas são humilhadas, eis que o conhecimento da verdadeira teologia vem aprofundar sua fé e marcar sua extrema necessidade de andar em humilde dependência de Deus.

Nenhum comentário: