terça-feira, 26 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (12 de 13)




“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
OS PROPÓSITOS OCULTOS DO CORAÇÃO MANIFESTADOS: “... praticam iniquidades”.
        Estou chegando ao término de minha mensagem acerca daquilo que intitulo de “ateísmo prático”, conforme Deus mesmo nos mostra nesse Salmo tão esclarecedor, que é o Salmo 14. Conforme vemos a vida no pecado é o modo de vida de um ateu, porque mesmo por fora declarando que crê em Deus, por dentro ele afirma que já examinou tudo, todo caminho, todos os setores por onde ele quer andar e provou que Deus não está presente. Por essa razão ele vive “sem Deus no mundo” (no grego “Atheos” no mundo).
        Agora estamos vendo como o Espírito Santo dá o resumo de tudo isso: “Não há quem faça o bem”. Que declaração espantosa! Mas ela vem destruir toda desculpa, toda moral e toda religiosidade aparente. Diante de Deus e de sua infalível palavra o homem deve se humilhar e reconhecer sua condição miserável, caída e desesperadamente corrompida, mostrando isso numa prontidão para mentir contra Deus no íntimo e querer agradar a si mesmo. É Deus quem está declarando: “Não há quem faça o bem”. Satanás sempre lutou para mostrar que o homem tem alguma virtude interior; que há algum lampejo do bem em seu coração. Mas não passa de mentira e de uma tentativa de erguer seu sistema religioso, tendo como base o humanismo e não a verdade conforme nos foi entregue.
        Quero tomar essa verdade para que todos cheguem a conhecer a humilhação diante de Deus. Há algo bom no homem? Não! Já provamos que no coração ele não passa de um ateu. Além disso, em Romanos 3 Paulo declara que os caminhos dos homens são cheios de miséria. Os que são crentes em Cristo podem confessar com firmeza como viviam antes de ser salvo. Por fora muitos pareciam que eram religiosos, bondosos, justos e sinceros, mas a verdade é que eles sabem bem o quanto suas mentes e emoções eram carregadas de hipocrisia, sujeira e planos de maldades. A pregação da verdade vem descobrir o homem por dentro; vem rasgar o coração e mostrar as intenções ocultas no íntimo. Deus mostra isso; o evangelho bíblico funciona como um “doutor das almas”.
        Como é o caminho dos homens? São pervertidos. Tudo está marcado e manchado por idolatrias, paixões lascivas, desejos malignos, fabricados no íntimo. Você amigo, está disposto a ser descoberto pela palavra de Deus? Está disposto a chorar, gritar e clamar pelo socorro da misericórdia do Senhor? Quando os profetas pregavam ao povo de Israel no Velho Testamento eles não abrandavam a mensagem; não levavam as “palavras amigas” tão difundidas pelos falsos mestres e recepcionadas pela multidão. O homem por natureza não gosta de ser descoberto; não tolera que a porta de sua alma seja destrancada. Sua tendência é correr e se ocultar.
        Mas a alma arrependida realmente cai perante a palavra da verdade. A alma arrependida pode olhar para trás e confessar que seu caminho foi tortuoso e que se for deixado solto há de viver caminhando na maldade, desafiando a Deus até sua morte. O propósito da pregação é fazer com que pecadores confessem sua culpa e invoquem o nome do Senhor para sua salvação eterna (Romanos 10:13).

Nenhum comentário: