quarta-feira, 20 de setembro de 2017

VIVER E MORRER (1)



                                     
“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
      INTRODUÇÃO:
        No último feriadão de sete de Setembro, pude fazer uma viagem com a família até a cidade Blumenau, no estado de Santa Catarina. Fomos visitar minha primeira netinha. Passamos dois dias agradáveis ali e retornamos no fim de semana.  O que me chamou a atenção foi que feriadão mostrou a solicitude das multidões que viajaram longe, enfrentaram perigos nas estradas, a fim de curtir o que eles chamam de vida. Os mundanos veem vida numa praia, numa casa litorânea, numa visita aos amigos, num passeio de carro, curtindo uma saborosa refeição. Ora, em absolutamente nada estou contra essas bênçãos terrenas. Quem não gosta de passear, viajar, curtir praias, contemplar a natureza, visitar amigos e parentes, etc.?
        Mas a verdade é que os homens mundanos pensam que isso é viver e não morrer. Mas, quão diferente é o conceito de Paulo acerca de viver e morrer! Ali estava um homem preso e esperando o dia quando teria seu pescoço cortado, mesmo assim em sua carta aos filipenses ele demonstra alegria e exorta os crentes a sentirem a alegria do Senhor. Ao saber que iria morrer, eis que Paulo pode definir o que realmente significa viver. Tendo uma correta definição do que significa viver, então é certo que teremos uma definição do que significa morrer.
        Os mundanos definem que a vida é aquilo conforme apresentei antes, mas o fato é que sem a definição correta, certamente eles não terão a definição certa do que significa a morte. Para os mundanos a vida está no mundo e a morte é o fim, por isso eles querem comer e beber, porque vão morrer. Para Paulo o viver era Cristo, portanto, o morrer era lucro. Não é diametralmente diferente essa definição? Creio que vale a pena examinar esse texto para nossas vidas.
        Será que essa verdade pode ser experimentada na vida de cada crente? Essa não foi uma experiência particular de um apóstolo que andava particularmente com seu Senhor? Não fomos nós chamados a um viver simples e normal aqui? Se realmente estivermos prontos para examinar as coisas do ponto de vista bíblico, então notaremos que Paulo era semelhante a nós em tudo. Paulo era um homem cercado de tentações; Paulo teve a mesma salvação que nós tivemos e habitaremos no mesmo lugar onde ele está agora – no céu.
        Digo mais, que seu ensino em Filipenses é para que possamos assegurar em nosso viver que é esse o gozo da vida cristã diariamente. Paulo exortou os salvos para que eles se alegrassem no Senhor. Além disso, todos os crentes têm a vida que há em Cristo; foram semelhantemente salvos e habita neles o Espírito Santo (Efésios 1:13). Seguindo essas verdades comuns a todos os santos, eis que cada um de nós pode sim experimentar o que realmente significa: “...o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Que esse texto de Filipenses venha nos encher de santo prazer; que sejamos tomados de coragem em viver pela fé, seguindo os moldes das Escrituras. Nós somos o povo de Deus, os salvos são os chamados para a glória, e Deus nos deixou aqui, a fim de que pudéssemos neste mundo gozar as maravilhas da vida que há em seu Filho. Foi essa a verdade que encheu o coração daquele homem de Deus. Ele passou por lutas, provas, tentações, dores, fome e outras perturbações desta vida, mas mesmo assim pode confessar francamente: “...para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

Nenhum comentário: