terça-feira, 19 de setembro de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (10 de 10)




“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16).
                A VIDA CRISTÃ RICA DE ESPERANÇA: “Preciosa é aos...”
        Posso afirmar categoricamente que o verso 15 dá o toque final aos anseios do coração de uma alma convertida. Quando a alma está ligada a Cristo, eis que a visão do salvo vê infinitamente além daquilo que o mundo pode ver. No pecado os homens estão entre duas verdades apenas: Sua entrada aqui pelo nascimento e sua morte que fatalmente virá. Os olhos cegados pelo pecado não pode enxergar o que vem antes do nascimento, nem tampouco o que virá após a morte. O que ocorreu com o salmista foi que ele percebeu essas coisas, quando viu as consequências de sua conversão em relação ao mundo. Assim que ele consagrou sua vida e se dispôs pela fé a um viver obediente a Deus, eis que a esperança da glória encheu sua visão. Por essa razão ele cita o conhecido verso 15: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.
        Meditemos um pouco acerca da morte, porque à luz da nossa visão natural das coisas aqui, a morte é igual a todos. Essa é a conclusão do escritor do livro de Eclesiastes, porque em sua visão ele vê tudo abaixo do sol. Mas a fé nos faz ver o quanto a morte dos santos é diferente da morte do salvo. Quando observamos a palavra de Deus, eis que tudo muda e entendemos a vida de um ponto de vista diferente. A morte nos traz tristezas, nos envolve de luto, saudade e sofrimento no íntimo. Aqui nós choramos a perda de nossos entes queridos, mas o que Deus fala acerca disso? A resposta aparece nesse tão maravilhoso verso 15: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. Para Deus, quando um santo morre é algo agradável a ele.
        Incrível, mas essa verdade enche os corações dos santos da real esperança. Quando deixamos este mundo, realmente estamos indo definitivamente para nosso lar. Os santos são o povo de Deus; os santos compõem a família de Deus; os santos são aqueles que foram chamados na salvação para serem participantes da glória eterna. Quando Estêvão estava sofrendo a agonizante morte por apedrejamento, eis que o Senhor se ergueu do trono no céu, a fim de receber seu servo (Atos 7:56). O que isso significou para o salmista? Ele estava eufórico e convicto em sua consagração; estava certo que se aqui perdesse amigos, parentes e família, eis que ganharia infinitamente mais depois que deixasse este mundo.
        Veja o que Deus diz! Ele afirma que a morte dos santos é o acontecimento que enche seu coração de prazer. Seu povo participa da ressurreição; seu povo foi eleito para viver para sempre com ele em estado de perfeição. A família do povo de Deus está no céu e não na terra. Eles morrem fisicamente; seus corpos marcados pela corrupção voltam ao pó. Mas suas almas purificadas sobem rapidamente para o lugar preparado por Cristo no céu. Os santos são os filhos da ressurreição, conforme nosso Senhor afirmou: “...e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44). Quando Moisés morreu, eis que aquele grande líder de Israel foi para usufruir sua liberdade. A morte o libertou de toda opressão, tristeza, angústia e dor. Não vale a pena consagrar nossas vidas ao Senhor?
        Mas, quão terrível é a morte do ímpio! O Senhor assegurou em Ezequiel que ele não tem prazer na morte do incrédulo. Que terrível verdade! Ele sabe o quanto as consequências são eternas, porque os ímpios são banidos da face de Deus. Não é o momento para uma conversão no coração? Não é o momento para que almas se voltem e se entreguem ao Senhor em sincero arrependimento?

Nenhum comentário: