quinta-feira, 21 de setembro de 2017

VIVER E MORRER (2)



                                            
“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
O QUE NÃO SIGNIFICA “O VIVER É CRISTO”.
        Para que venhamos a entender o que realmente significa “o viver é Cristo”, creio que a melhor maneira de explicar é mostrando essa verdade de uma forma negativa. É claro que satanás aproveita a nossa natureza enganosa e corrompida, a fim de manipular a verdade, e assim de forma bem astuciosa nos afastar do Senhor, sem que percebamos. Em nossos dias o cristianismo se fundamenta mais em festas e emoções, do que num viver sóbrio, firmado numa vida cristã normal, tendo as Escrituras como nosso alicerce. Não podemos esquecer que a vida cristã é pela fé e a fé cristã tem a palavra de Deus como tudo o que precisa para aplicar em nossos corações.
                          CUIDADO COM O ENGANO DAS EMOÇÕES
        Por essa razão posso afirmar que “...o viver é Cristo...” não pode ser algo extraído das emoções. Por favor, não pense que estou contra as emoções, porque elas fazem parte de nossas vidas e são importantes. Mas o fato é que quando as emoções estão desligadas da verdade, elas funcionam como vagões de trem, os quais ficam paradas na linha, sem qualquer valor para transporte. As emoções tendem a se manifestar em ambientes onde acho que só funcionam se tudo for esquentado por elas. As emoções assim podem fazer muito barulho, achar muitas coisas belas e celebrar tudo com “améns e aleluias”. Mas são nuvens sem chuvas; elas nada produzem de fruto, porque são como solo que recebe a semente, mas que por falta de fertilidade, na produz.
        Cabe bem aqui aquele acontecimento em Nazaré (Lucas 4), quando Jesus entrou na sinagoga ali, foi à frente e tomou a palavra de Deus para explicar o que o profeta Isaías estava explicando num texto que referia à vinda do Senhor ao mundo.
Não significa uma definição fundamentada em emoções. Logo no começo todos ficaram embevecidos com as palavras proferidas por Jesus; todos ficaram encantados com a graça que ele expressava. Mas, a verdade é que suas emoções taparam a capacidade de avaliar as coisas à luz da verdade. Mas, assim que o Senhor começou a mexer nos erros deles e em suas meras e equivocadas opiniões religiosas, logo toda festa foi dissipada e eles se reuniram para pegar Jesus e atirá-lo num despenhadeiro. Isso só não aconteceu porque o Senhor Jesus escapou deles, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
        Eu sei o quanto o sistema evangélico moderno tem se afastado da verdade. Por fora hoje tudo é festa e aparentemente espiritual. Mas o fato é quando a verdade chega como espada para penetrar nos corações, eis que o homem como ele é começa a aparecer em seu desprezo à palavra de Deus. Muitos hoje podem falar: “Para mim o viver é Cristo...”. Mas se não for uma confissão de fé, eis que essa declaração há de esvair e logo a carne volta a funcionar. Já lidei com muitos que agiram com repentina disposição de consagração, mas logo eis que as forças do mal, o amor ao mundo e plena disposição de agradar a carne se uniram com brados de vitória.
        A fé verdadeira controla nossas emoções; a fé subjuga o ego e faz com que habitemos na verdade, porque a vida em Cristo está instalada no coração.

Nenhum comentário: