terça-feira, 19 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (8)




“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
O MAIS PODEROSO RESULTADO DO ATEISMO NO CORAÇÃO:         “...corrompem...”.
        No ateísmo o propósito é não ter medo de andar; é ser corajoso e agir conforme a pessoa quer agir. Usemos como ilustração o Faraó quando foi abordado por Moisés e Arão. Enquanto não houve nenhum enviado do céu, para o monarca egípcio tudo ia bem, tudo era favorável e seu domínio escravizador funcionava com sucesso. Mas, quando a voz de Deus ecoou por boca de Moisés, eis que Faraó mostrou ser o que era. No íntimo não havia ninguém acima dele; não havia rei diante de quem ele tivesse que prestar contas, por isso andava sem qualquer temor. Isso é ateísmo na prática.
        Também, posso assegurar que sem a presença de Deus à frente, o ateu sente no íntimo certa liberdade. Ele vê a vida do ponto de vista natural; os obstáculos que existem não interpelam os propósitos ocultos do seu coração. O ateísmo prático realmente é o pecado galanteando o coração; é o pecado deificando o ego e declarando que a pessoa é livre e que tem direitos de fazer o que bem quiser; é o pecado declarando que ninguém vê e que jamais haverá qualquer censura ou punição pelos seus atos; é o pecado no íntimo declarando que a pessoa é cheia de boas obras e que até mesmo merece um descanso após a morte.
        Consciente que Deus não está presente, eis que tudo à frente é corrompido, ao invés de ser santificado. O ateu não vê Deus, motivo de temor e de tremor. E mesmo que de repente ele seja chacoalhado por circunstâncias terríveis, como enfermidades, desastres e outras mazelas da vida, o ateu prático é despertado por um instante apenas, e não demora em que tudo volte a funcionar conforme sempre quis. Foi assim com o perverso rei Acabe, pois ficou por algum tempo chocado com as palavras de Elias, de que Deus iria sim destruir sua família. Não demorou muito e ele retornou ao seu caminho original de viver sem Deus no mundo.
        Sabemos mediante as Escrituras que Deus reina e governa sobre tudo e sobre todos. Mas o ateísmo prático nem sequer pensa nisso. Se falar com ele sobre os perigos do caminho e sobre um Deus que tudo vê e julga perfeitamente, eis que o ateu na prática passará por cima de tudo isso, a fim de agir conforme sempre quis. O ateu não se submete a um Deus invisível. Ele pode temer seus ídolos e até mesmo se apegar a algum homem. Mas no tocante ao Senhor eis que no íntimo ele o ignora. O ateísmo prática funciona como a locomotiva de um trem que puxa os vagões. Assim age o homem que vive sem Deus no mundo, pois leva consigo sua família, amigos, serviço, etc. Deixado solto ele há de se corromper ainda mais. Nem mesmo a presença da morte por perto mudará seu coração. A perversa Jezabel, mulher do rei Acabe, mesmo vendo chegar os juízos de Deus para leva-la à morte, ainda assim estava pronta para morrer em seu ódio contra Deus (2 Reis 10).
        Sendo assim, o ateísmo prático é revelado no viver de todos quantos não se converteram ao Senhor. Quando verdadeiros crentes começam a viver assim, desviando da rota certa, não demora para que Deus chegue com seus açoites de disciplina. Com o ímpio não há disciplina, pelo contrário, as suas práticas perversas servem como grilhões, algemas e cordas para lhe manter aprisionado. Somente o Senhor Jesus pode libertar essas almas dessa escravidão tão imperceptível do pecado.

Nenhum comentário: