quarta-feira, 27 de setembro de 2017

VIVER E MORRER (5)




“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
O QUE REALMENTE SIGNIFICA “O VIVER É CRISTO”.
         O “viver é Cristo” não significa que abandonamos tudo aquilo que precisamos aqui, mas sim que tudo será avaliado à luz da glória de Cristo. Tudo o que é natural se subordina ao que é eterno e espiritual. Significa que é a partir da vida dele que tudo ganha o real aspecto de vida. Antes da salvação tudo é visto no aspecto terreno e limitado desta vida passageira. Enquanto o homem estiver vivendo no pecado, tudo deste mundo é maravilhoso e digno de ser vivido. No pecado o homem não pode ver que tudo aqui tem valor passageiro e é cheio de ilusão.
         Para o salvo a morte será identificada como ela realmente é. No pecado ela se apresenta com muito charme, carregando doces promessas de que tudo será descanso quando ela chegar. No pecado a própria morte se apresenta mansa e suave; ela encobre a realidade do pecado; ela não deixa que os homens percebam a face hedionda do abismo. O salvo, porém vê a morte atuando em nós porque somos fomos culpados, enquanto a criação inteira geme, sofrendo aquilo que não recebeu na santa criação de Deus. A vida em Cristo não esconde a realidade das coisas, pelo contrário tudo é visto como deve ser.
         Por essa razão o viver é Cristo para o salvo, enquanto que para o perdido o viver é o mundo. Os homens no pecado não têm interesse em saber sua origem, quem realmente é seu pai. Mas em Cristo tudo muda porque o Senhor torna-se a razão clara do viver do crente. Significa que à medida que o salvo puder conhecê-lo é melhor. A glória de Cristo passa a brilhar e assim todo esse viver passa a ocupar o lugar certo, enquanto no pecado tudo está pelo avesso. Assim, quanto mais posso conhecer meu Senhor, mais me voltarei para ele, por ser ele mesmo a fonte da vida. O salvo não se apega às coisas daqui, mas àquele que lhe concedeu vida. A alegria do crente é o Senhor, assim como reagiu Simeão, quando tomou em seus braços o infante Jesus e pode dizer em tom de louvor a Deus que estava pronto para deixar este mundo, porquanto seus olhos tinham visualizado a salvação (Lucas 2:29).
         Para o salvo, preciosa é a vida à medida que ele passa a conhecer melhor seu Senhor. A fé verdadeira não nos encoraja a buscar as bênçãos terrenas. Normalmente vemos pessoas buscando alegria na família, nos bens, na sociedade, na comida e noutras coisas terrenas, enquanto dão às costas à verdade eterna. Maravilhoso é quando vemos os pecadores voltados à palavra de Deus. Os discípulos do Senhor se alimentam desse mel puro: “Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus”. Nossa alegria está em desejar o maná celeste que veio do céu para nós. Nosso prazer está em diariamente se envolver com as Escrituras no afã de conhecer nosso Senhor.
         Por essa razão Paulo disse que seu viver é Cristo. Quando foi salvo eis que sua vida achou descanso; ele se viu como uma ave que encontrou seu ninho; um errante que encontrou o lar. O mundo perdeu seu comando e o diabo perdeu um escravo. O que é melhor do o Senhor? O caminho à frente lhe assegura um encontro maravilhoso e a vida em sua plenitude.
         É isso o que Deus faz com o pecador arrependido. Enquanto o homem estiver segurando algo daqui, jamais encontrará essa doce e eterna segurança em Cristo. Assim que Deus abre seus olhos, ele logo enxerga sua loucura, então em humildade clama ao Senhor, buscando sua salvação.

Nenhum comentário: