segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DISPOSIÇÃO ATEISTA DOS HOMENS (11 de 12)




“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Salmo 14:1)
OS PROPÓSITOS OCULTOS DO CORAÇÃO MANIFESTADOS: “... praticam iniquidades”.
        Para o ateísta prático a luz que o mundo tem é perfeitamente capaz de mostrar tudo o que realmente para ele significa viver. Sem Deus no mundo, o ateísta prático acredita que seu caminho é livre, que ele tem liberdade para viver e expressar o que quer e que gosta. Para o ateísta prático não há alguém superior, diante de quem temos que prestar contas. O ateísta prático não percebe que está sendo visto; que há um Deus para o qual não existem escuridão nem lugares ocultos. O Salmista se humilhou e adorou a Deus ao perceber a grandeza dos atributos de Deus em sua formação física e consequentemente em toda sua maneira de viver, pensar e agir (Salmo 139). O ateísta prático ignora esses fatos que fazem os homens temerem e tremerem diante daquele que é chamado de todo-poderoso.
        É o momento agora para que chequemos a parte final de nossa lição, a qual trata da suma de tudo: “...não há quem faça o bem”. Como pode o homem fazer o bem? Ele é um ateísta no viver; ele desconhece o Deus da bíblia. Como pode o homem fazer o bem, visto que todo seu caminho está contaminado pela corrupção do pecado? Sem o temor do Senhor no íntimo, eis que o homem contaminou não somente sua mente, emoções e vontade, como também seu lar, seus bens e seus caminhos. Aparentemente muitos tentam fazer o melhor possível, mas nada de seus feitos é aceito por Deus, porque não tem a bênção da santificação do Espírito Santo e a autenticação da palavra. Com tudo envolvendo seu ser e viver contaminado, eis que nada pode produzir fruto em sua vida. Sem a glória de Deus a vida é como um deserto abrasador. Seu ser no íntimo não tem paz nenhuma, e toda sua confiança está depositada nele mesmo ou noutros braços humanos (Jeremias 17:9).
        O ateísta prático pode falar de Deus; pode buscar bênçãos terrenas; pode frequentar qualquer entidade religiosa, etc. Mas a verdade é que nada disso é banhado pela graça de Deus e santificado pela verdade que nos foi entregue na palavra de Deus. O viver ateísta nada tem de documento celestial; nada tem de comprovante que Deus está a seu favor e que ele está debaixo do seu amor. O ateísta prático, porque vive sem Deus no mundo, consequentemente vive sem esperança. A luz do seu viver brilha apenas aqui, enquanto ele pode andar, comer, pensar e planejar para esta vida. Mas tudo está apagado e tudo é escuridão além desse véu terreno.
        Sendo a luz da verdade revelada nas Escrituras, eis que o ateísta prático não percebe o quanto não passa de um pobre verme que rasteja aqui; que poderosos seres invisíveis trabalham em manipular sua vida, mantendo-o como um pobre escravo, para depois atirá-lo no abismo pelo poder da morte. Sem Deus no mundo, sem o temor do Senhor, os pobres homens no pecado não enxergam a liderança perversa, maligna e mentirosa do pai da mentira (João 8:44). Enquanto ele segue nessa vã maneira de viver, eis que a mensagem do evangelho chega para alertar sua alma e apresentar o tão grande salvador, o único quem pode lhe salvar e libertar desse império das trevas – o Senhor Jesus Cristo.




Nenhum comentário: