terça-feira, 31 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (6)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
HOJE: DISPOSTOS PARA A SANTIDADE.
        Amado leitor, não esqueçamos que o segredo para que Deus opere maravilhas em nossos dias está na santificação do povo de Deus. Hoje vejo o quanto os homens têm habilidade para mudar as coisas deste mundo. Programações e mais programações são feitas, a fim de tentar atrair os pecadores; tudo é preparado para que a sociedade, a família, etc. sejam modificados. Mas o segredo sempre foi santificação. Foi assim com os homens de Israel, porque se o Senhor não fosse encarado com temor e com santa obediência, certamente a derrota viria. O general não era Josué, mas sim o próprio Deus; a guerra não era deles, mas sim do Senhor; os inimigos eram para os homens invencíveis, mas para Deus não passava de meros vermes.
        Por essa razão a ordem para o arraial do Senhor era bem clara: “... Santificai-vos...”. Mostro em seguida as razões porque foi dada essa ordem. Primeiramente porque o Deus de Israel era Santo. A natureza de Deus é santa; Seu caminho é santo; Seus propósitos são santos e Ele é santificado na obediência do Seu povo. Por que Deus estava atuando por meio de Israel, a fim de punir sem compaixão aquelas nações? Porque era Ele o Deus santo. É em Sua santidade que Deus faz Seu trajeto pela história deste mundo, levando aos homens não somente sua misericórdia, como também Seus santos juízos e justiça. Aliás, onde está Seu trabalho em estender Sua misericórdia aos eleitos, eis que também vemos o ressoar das Suas atividades de juízo e justiça. Foi assim com aquelas nações perversas de Canaã, pois elas estavam na mira de um Deus santo, porque suas práticas eram terríveis de maldades e de idolatria. Deus marchava contra eles e eles se ergueriam para desafiar Deus. Então, se era para Israel ser triunfante nessa jornada, era imperioso que eles fossem santos.
        O mundo mudou? Não! É o mesmo mundo que jaz no maligno. Deus mudou? Deus tornou-Se mais flexível com os Seus decretos e leis? Claro que não! Deus se tornou mais democrático com relação à raça caída? Claro que não! Reina o Senhor e para sempre reinará! E o povo de Deus hoje? A ordem é que o povo salvo deve ser santo em todo seu procedimento, conforme vemos em 1 Pedro 1:15, caso contrário a igreja só será prejudicada. Quando o povo crente torna a santidade de vida como algo opcional; quando o mundo e a carnalidade são manifestos no modo de vida daqueles que afirmam serem crentes, eis que imediatamente o nome do Senhor é escandalizado no meio pagão. Quando isso ocorre, eis que a igreja de Deus é a primeira que sente a varredura de Deus em seu meio, antes de Deus punir e castigar os perversos lá fora.
        Amado leitor, estou tratando seriamente disso porque presenciamos um mundo que tem se apoderado do mundanismo e da carnalidade prevalecentes hoje nas igrejas, para assim curtir dos deboches com o nome de Deus em nossos dias. Eles debocham de tudo que tem nome de “evangélico” hoje e acreditam que todos são iguais e que têm o mesmo Deus. O que podemos esperar diante dessa situação que manifesta completa ausência de temor? A igreja de Deus hoje pode dizer que mostra ser santa em todos os detalhes? A ausência de santidade envenena tudo e não adianta tentar mudar as coisas, lutar pelo bem da família, ajudar os pobres nem tentar atrair o mundo com aquilo que o mundo gosta. O Senhor permanece o mesmo, pois Ele é santo. Veja o que Paulo diz em 2 Timóteo 2:19: “...Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.
        A ordem dada aos soldados de Israel: “...santificai-vos...” é a mesma para todos os que agora professam que foram salvos do pecado e que são crentes em Cristo.                                                                      

Nenhum comentário: