terça-feira, 17 de maio de 2016

A ESCRAVIDÃO NO PECADO (14)




“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34)
A PROVA DA ESCRAVIDÃO: “...todo o que comete pecado...”
        Amado leitor, a Palavra de Deus com poder revela claramente o fato que o homem no pecado não passa de um pobre e inútil escravo. Mesmo que por fora os traços dessa escravidão não sejam vistos, quando comparado com outros que desceram aos vales mais profundos deste sistema enganador. Muitos não têm as marcas da besta na mão direita, mas têm na testa, porque escondem isso em seus pensamentos. Deus não somente mostra o caminho perverso dos homens, como também mostra essas perversidades nos pensamentos: “Deixe o perverso os seus caminhos e o iníquo os seus pensamentos...” (Isaías 55:7).
        Também, posso afirmar com no zelo da verdade revelada, que os homens provam a escravidão na ausência da liderança de Cristo no viver. Onde Cristo não habita, eis que o pecado está ali, liderando silenciosa e poderosamente. Esse é o trabalho mais ardiloso e mais sofisticado feito pelo pecado no íntimo. Veja o escravo, ele não fuma, não bebe, não mata, não rouba e não pratica outros pecados tão feios; talvez ele tenha se trajado de religioso ou de boa índole. Mas a verdade é que toda espécie de maldade está bem preparada com seu exército no íntimo. Por fora ele prova que não precisa de Cristo no viver; que ele mesmo sabe controlar e dirigir sua vida familiar, suas finanças e tomar suas decisões. Ele ilusoriamente pensa que anda sozinho, mas na verdade ele tem um poderoso ditador que está à frente, dominando seu coração e manifestando essa liderança em forma de soberba.
        Por fora, sua soberba lhe faz pensar que ele é livre, capaz e que tem um belo caminho à frente. É fato que ele encontra muitos consoladores entre os homens e até mesmo o pecado e a morte chegam para lhe dizer que tudo vai bem, que o caminho é belo e que o final será feliz e de repouso. Esse escravo é muito sofisticado na escravidão; ele, por assim dizer, usa terno e gravata, é um executivo no reino do pecado. A soberba é tão forte que ele não percebe quão perigosa é sua condição e que Deus o vê como qualquer outro pecador e que ele precisa de arrependimento, tanto quanto outros pecadores.
        Também, os homens provam sua escravidão no pecado pela maneira como eles se sentem atraídos pelas forças apaixonantes deste mundo. O amor por esse sistema criado pelo pai da mente é como um fogo ativo no íntimo. Os israelitas rebeldes, mesmo vendo tantos favores de Deus no deserto, ainda queriam voltar para o Egito, não obstante o terror da escravidão ali. Os homens são assim, mesmo sabendo o quão perigoso e letal é este lugar; mesmo vendo os atos da morte e de dor funcionando a todo tempo. Mas a verdade é quando satanás abre a cortina e mostra as novidades, eis que eles querem correr para lá; eles ficam desesperados quando se veem presos numa igreja; eles logo encontram meios de conseguir dinheiro para aquilo que querem ver e experimentar. O mundo tem para seus escravos uma poderosa força de atração. Quando satanás grita, chamando-os para as concupiscências da carne e dos olhos, eis que eles estão aptos para deixar tudo, porque estão fascinados no íntimo.
        Meu caro leitor, pode você entender isso? Talvez você esteja agora aterrorizado diante dessas verdades, mas o fato é que as Escrituras atestam e revelam isso. Como podemos ir contra Deus? Como negar esses fatos? Os verdadeiros crentes se humilham e confessam que viviam assim no pecado e que até agora precisam da força da graça para apartar do mal. Os pecadores humilhados caem perante o Senhor, confessando seus pecados e invocando esse Salvador e Sua salvação. Que maravilha! O Senhor está presente e pronto para salvar os que agora arrependidos creem Nele.

Nenhum comentário: