sexta-feira, 13 de maio de 2016

HERANÇA DE CRISTO PARA SEU POVO NA TERRA (7)




“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).
A GRANDE DIFERENÇA:       “...não vo-la dou como o mundo a dá...”
        Caro leitor, quanto os crentes precisam conhecer essa paz! Normalmente ela é desprezada quando tudo parece estar confortável ao nosso derredor. Normalmente tendemos a buscar os tesouros terrenos, achando que o mundo tem algo melhor e que traz maior felicidade. O Senhor quer nos livrar das armadilhas que satanás coloca ao longo do caminho. Nosso conforto está em conhecer o que nosso Senhor conheceu. Nosso Senhor foi o Servo sofredor aqui e deixou as marcas pelo caminho, a fim de que pudéssemos segui-las. É nessa paz que realmente vivemos e demonstramos ao mundo que a força de Deus está na tranquilidade e na confiança Nele.
        Mas o texto não para em nos trazer mais ensinos, porque  as palavras do Senhor mostram que a Sua paz é completamente diferente da paz que o mundo promete. Veja o que Ele diz: “...não vo-la dou como o mundo a dá…”. Se não tivermos cuidado é claro que seremos pegos por nossa ignorância e cairemos em ciladas perigosíssimas. Para Pedro a paz era obtida com a espada empunhando para guerrear contra os homens. Nosso Senhor recusou isso veementemente e jamais esboçou qualquer reação em atacar aqueles que lhe maltratavam. Precisamos saber que o mundo oferece sua paz e que os mundanos buscam essa paz como se fosse o maior tesouro achado aqui. Vemos essa busca especialmente em nossos dias; vemos como os falsos mestres são bem preparados para oferecer esse “banquete” aos que desconhecem o Deus da Bíblia. Vemos que onde estiver qualquer sinal de mentira, especialmente as mentiras religiosas, eis que ali tem um gostinho dessa perigosa e ardilosa paz.
        Mas precisamos conhecer os ardis do diabo e para onde se inclina o perigoso coração do homem. A bíblia rasga o belo pacote das ofertas do diabo, a fim de revelar que há veneno onde o pai da mentira põe sua mão. A paz do mundo é derivada do coração dele. Satanás também concede paz e normalmente ele o faz, a fim de mostrar aos homens que o caminho mais fácil está no conforto daqui. A paz que satanás oferece vem com a declaração de que Deus é mentiroso, de que Deus é cruel e de que Seu caminho é de miséria. Foi assim que o diabo atuou com o Israel rebelde durante a jornada pelo deserto. A multidão arrogante e descontente rilhava os dentes contra Deus e olhava para traz sentindo imensa saudade da escravidão egípcia, como que dizendo: “éramos felizes e não sabíamos”. Para eles a paz estava em comer carne, frutas e verduras.
        Não é verdade que esse desejo infame é despertado em nós? Por vezes somos atraídos pelo pai da mentira, pois achamos que a vida de santidade e de sacrifícios pelo trabalho do Senhor é muito cansativa. Por vezes crentes olham para o mundo com inveja, vendo como eles parecem muito mais confortados. Mas nosso Senhor deixa claro que a paz Dele não é igual a do mundo. A que nosso Senhor dá parece chegar a nós em pacote grosseiro de exigências que nos tiram da nossa zona de conforto. Somos chamados à guerra? Como ter paz no conflito? Nosso Senhor nos chama a carregar a cruz, a negar nosso ego e dizer “Não” a todos que ousam nos tirar do caminho do nosso santo dever. Ora, tudo isso não parece contrastar com aquilo que entendemos ser paz?
        Mas devo concluir minha página de hoje, a fim de dizer que a paz que o mundo dá está em plena harmonia com o pecado. E sendo assim os verdadeiros crentes logo percebem que há perigo ao derredor. Se há paz com o pecado, eis que tudo se volta contra Deus. Os mundanos querem uma harmonia com todo tipo de iniquidade. Judas jamais poderia desfrutar da paz derivada do Senhor, porque para ele a paz estava em ganhar as riquezas daqui. Mas quando se viu com as mãos cheias dessas moedas, eis que elas serviram para queimar sua consciência culpada e arrastá-lo rapidamente para a perdição.
       

Nenhum comentário: