sábado, 28 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (4)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
ONTEM: FIRMADOS NA TÃO GLORIOSA SALVAÇÃO.
        Caro leitor, Deus tinha uma obra gloriosa, inaudita, poderosa para fazer por meio do povo de Israel, mas a ordem de Deus era que eles deveriam se santificar, a fim de que pudessem ser usados pelo Senhor na grande conquista da terra prometida. Nós os crentes santificamos hoje quando entendemos bem a nossa história de ontem, o que Deus fez em Cristo por nós.
        Na história do povo salvo não há lugar para arrogância. Ao contemplar nosso passado no pecado realmente tudo nos move à humilhação. O que Deus fez por nós? Por que Ele nos amou? O que Ele viu em nós, a fim de nos buscar? Que diferença tínhamos dos outros? Quando Deus fala para Israel acerca de Abraão, Deus mostra quem era aquele homem, como Abraão fora arrancado de um ambiente de idolatria; que ele adorava outros deuses, assim como seus parentes e amigos (Josué 24:2).
        Caro leitor, pense na importância de continuamente lembrar da nossa história; de como era grande nossa culpa e de todo nosso privilégio que temos hoje foi porque Deus usou de compaixão por nós. Lembremos bem que não foi por causa da nossa decisão; que não foi por nossa iniciativa de buscar a Deus, porque humildemente reconhecemos que nós odiávamos ao Senhor e no coração estávamos dispostos a negá-Lo veementemente.
        Também, importa que saibamos que tudo isso foi registrado para nosso bem. O mundo não tem qualquer registro da nossa história aqui; satanás faz questão de esconder tudo o que houve, de onde viemos, o que somos aqui e para onde vamos. Não há qualquer luz aqui que nos emotiva a buscar os segredos que o mundo tanto mantém ocultos. Neste mundo éramos envolvidos por mentiras e é assim que satanás mantém os homens no pecado. Mas, o Deus da verdade abre nossos olhos para a verdadeira história. Olhemos bem Efésios 2:1: “Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados”. Gostamos disso? Não é verdade que somos humilhados ao ouvirmos que nós não passávamos de cadáveres ambulantes neste mundo? Toda nossa história realmente nos humilha, mas tem em vista elevar a glória de Deus e nos motivar a dar-Lhe louvores e ações de graças em nosso viver. Nenhum bem havia em nós; todo serviço foi Dele em nos socorrer e nos erguer na graça, a fim de nos elevar às alturas da glória eterna.
        Mas eu quero finalizar essa parte dizendo que nossa vida atual prova a liderança protetora e guiadora de Deus. Sem a atuação contínua da graça não passamos de miseráveis, dispostos a pecar. Os verdadeiros crentes sabem disso. Quando a luz da verdade encheu nossos corações; ao contemplarmos o mundo e nossa extrema pecaminosidade, tudo nos motiva agora a humilharmos mais. Que Deus maravilhoso e gracioso para conosco! Que Deus que nos ensina a orar, a conversar continuamente com Ele! Que Amigo constante têm os crentes! E mesmo tão cheios de fraqueza e tão inclinados a cair, eis que mãos poderosas vêm nos socorrer e assim nos livrar de perigos, por causa do grande Nome Dele.
        Meu amigo, como eu sou tão pequeno para narrar essa história! Mas a nossa triste história nos leva à mais linda e gloriosa história de Cristo. Como foi que Ele veio aqui, como se humilhou e identificou-Se conosco, foi até a mais humilhante morte, a morte de cruz. Tudo fez por nós, para que fôssemos tirados de uma condição tão humilhante, e assim nos levar à glória eterna Dele.
                        “Conta-me a história de Cristo, grava-a no meu coração!”

Nenhum comentário: