sexta-feira, 6 de maio de 2016

A ESCRAVIDÃO NO PECADO (8)




“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34)
A PROVA DA ESCRAVIDÃO: “...todo o que comete pecado...”
        Prezado amigo, a prova da escravidão no pecado é o fato que a pessoa vive não para a glória de Deus, usando seu corpo, mente e emoções continuamente à serviço do pecado (Romanos 6:19). Tal verdade explica o fato que o reino do pecado é completamente diferente daquilo que nós pensamos ser escravidão. Normalmente vemos as pessoas dizendo que fulano de tal precisa mais de Deus do que outros. Por que isso? Porque entendemos que os escravos são aqueles que são viciados, drogados, ladrões, criminosos, etc. Mas quanto engano! Nosso Senhor estava conversando com um povo religioso, conforme vemos em João 8. Ali estavam homens que levavam a religião judaica a sério; que eram zelosos da lei e que estavam até mesmo prontos a enfrentar a morte. Mas nosso Senhor declarou-lhes que eles não passavam de escravos do pecado.
        Então, a nossa conclusão é que o reino do pecado não opera segundo nosso modo de pensar e que até nisso os homens são iludidos e enganados pelo próprio pecado. Lembra-se do que nosso Senhor falou aos judeus em Lucas 13? Eles falavam da morte dos galileus, os quais tiveram o próprio sangue misturado com os sacrifícios. Mas Jesus disse-lhes que o tipo de morte que aqueles homens enfrentaram não significava que eles eram mais pecadores. Por essa razão eis o que nosso Senhor traz de advertência: “...Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:3). A morte é morte, não importa se ela vem feroz ou mansa. O perigo não está na mera morte física, mas sim em perecer: “...igualmente perecereis”. Quando Deus enviou Seu unigênito ao mundo, foi para que os Seus eleitos não pereçam (João 3:16).
        Então, a conclusão é que o mercado de escravos neste mundo está carregado de vários e vários tipos de escravos, exatamente como o pecado quer. Alguns são escravos religiosos, viciados, assassinos, moralmente educados, inteligentes, trabalhadores, etc. Por essa razão cada ser humano deve ser solícito na busca pelo arrependimento. A mensagem de Pedro à multidão foi: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). Deus não tem caminhos diferentes para o pecador achegar-se a Ele. Todos os que são salvos são libertos da mesma escravidão na qual vivem milhões e milhões. Ali estava o governador Félix que se achava muito importante, mas que quando compareceu para ouvir a mensagem de Paulo na prisão, teve que ouvir a mesma coisa que qualquer outro deveria ouvir. Por essa razão fugiu amedrontado (Atos 24:25).
        Amado leitor, não é agora um momento tão oportuno para um sério exame no viver? Que diferença nós temos  de qualquer ser humano neste mundo? Podemos ser diferentes por causa da nossa cor, condição social, educação, religião, etc. Mas o fato é que todos somos caídos em Adão e todos considerados por Deus como pobres e miseráveis escravos. Não há uma salvação especial para alguns nem outro tipo de salvação para outros. Todos têm que invocar o nome do Senhor para serem salvos (Romanos 10:13); todos foram pesados na balança do Justo Deus e foram achados em falta; todos cairão no abismo e irão perecer, caso não se arrependam. Então, há necessidade de uma investigação pessoal, a fim de saber se é um escravo, ou se realmente foi liberto.
        Mas a mensagem santa anuncia agora a todos que há salvação em Cristo para os arrependidos. Cristo veio ao mundo para libertar os oprimidos do diabo; Cristo veio ao mundo para quebrar as algemas e destruir os portões de bronze, porque somente Ele é poderoso para realizar isso. Então amigo, agora mesmo sinta sua humilhação, veja sua condição de perdido e clame agora ao Salvador bendito, rogando-Lhe que Ele venha lhe salvar.

Nenhum comentário: