sexta-feira, 13 de maio de 2016

A ESCRAVIDÃO NO PECADO (12)



                            
“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34)
A PROVA DA ESCRAVIDÃO: “...todo o que comete pecado...”
        Amado leitor, preciso avançar um pouco mais para mostrar os mistérios que envolve a mais poderosa e terrível escravidão na qual está envolvida toda raça humana desde a queda. É claro que os que foram salvos por Cristo agora estão libertos para sempre, justamente porque puderam conhecer a verdade libertadora, na redenção pelo sangue do Senhor Jesus. Creio que ontem pude iniciar tratando sobre o fato que essa escravidão do pecado segreda seus mistérios, porque o príncipe deste mundo se disfarça bem, e dá ao mundo um sentido paradisíaco. Não há como enxergar esses fatos, a não ser pelo poder da graça. Sendo um assunto de vital importância requer que aprofundemos um pouco mais.
        É uma escravidão contínua e aviltante. Certamente, tudo satanás faz para maquiar a situação e impedir que os homens vejam os fatos. Para os homens tudo aqui parece ser encantador e que o sentimento de um paraíso parece acenar para todos que a vida vai realçar maior felicidade. Mas a verdade é bem diferente, porque a lei do pecado nada faz, senão anunciar que tudo fenece aqui, que tudo murcha e que tudo passa. Os sentimentos que os homens têm hoje, pode amanhã virar um verdadeiro inferno. Os homens a cada dia estão sendo empurrados para uma força ainda maior. O que eles pensam que é subida, realmente é descida. É bem diferente do crente, porque quando este parece estar descendo, realmente está subindo. À cada dia as marcas da morte são mais visíveis, as forças vão minorando e as realidades do pecado vão se despontando aqui. No pecado os escravos vivem da superfície, daquilo que é visível aos seus olhos físicos. Por essa razão são pegos desprevenidos pelos fortes e invisíveis inimigos.
        Também posso afirmar que a escravidão do pecado só denigre a alma. Sem Deus no mundo os homens vão à cada dia sendo desmanchados em sua função para a qual foram criados. O pecado vai gradativamente arrancando as pétalas da virtude, da educação, e assim toda “vitrine” que tanto atrai é quebrada pelo poder da morte. Na escravidão do pecado satanás se aproveita bem da aparência, por essa razão eis que ele é esperto em usar a beleza física a fim de tentar pintar certa graciosidade e direitos no pecado. Mas toda aparência é utilizada por pouco tempo, porque logo a morte vem reclamar seus direitos.     Vejo quantas jovens são usadas na aparência, a fim de servirem de espetáculo aos prazeres; elas são usadas como negócio, e enquanto estiver em uso, eis que tudo parece impressionante e radiante de felicidade. O mundo sempre foi assim, sempre foi erguido com as aparências. Jezabel lutou até o final para manter uma beleza física, a fim de atrair os homens para suas práticas imorais. Para ela a vida consistia de viver da aparência, por isso ameaça tudo e todos que viessem estorvar seus intentos tão perversos. Mas eis que a morte chegou para mostrar que não se impressionava com sua maquiagem (2 Reis 9:30). Realmente, a escravidão do pecado impede que os homens presenciem que estão se afundando mais e que chegam mais perto do inferno.
        Digo mais que essa escravidão é conquistadora. Em seu campo de ação o pecado é extremamente poderoso e não há ninguém entre os homens que tenha escapado dessa “camisa de força”, nem mesmo os anjos, exceto os anjos eleitos. Todos, até mesmo o diabo não passam de escravos do pecado. Tenho me esforçado em mostrar isso aos meus leitores, a fim de que todos saibam que o pecado não é brincadeira. Não é algo a ser desprezado e tratado com desdém. Lembremos bem que Deus enviou Seu Filho ao mundo para destruir o pecado e seu domínio universal. Todo meu esforço é para trazer temor aos corações dos meus leitores, a fim de que possa achar algum que se arrependa e se converta a Cristo de todo coração.

Nenhum comentário: