quarta-feira, 25 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (2)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
ONTEM: FIRMADOS NA TÃO GLORIOSA SALVAÇÃO.
        Prezado leitor, minha esperança é que pude ser claro na introdução, tendo em vista trazer a mensagem que o texto nos fornece. É claro que não podemos perder de vista o cenário de guerra dos dias de Josué, quando a não estava sendo preparada para destruir as nações na terra de Canaã. Aquele povo precisava saber que a única forma para conquistar e vencer os inimigos era submissão ao Senhor, porque a guerra era Dele. Sabemos que nada mudou no tocante ao Senhor; sabemos que os princípios são os mesmos para nós hoje; sabemos que nossa guerra é ainda mais terrível, porque não batalhamos contra os homens, mas sim contra satanás e contra todas as suas hostes do mal. Por isso vale a pena trazer as lições do texto à luz da graça de Deus para nós hoje.
        Averiguemos bem a nossa história passada – Ontem. Podemos esquecer nossas experiências, lutas, derrotas, tristezas e alegrias do passado, assim como Paulo diz: “Esquecendo-me das coisas que para traz ficam...”. Mas a verdade é que têm lições, as quais devemos marcar de forma santificadora em nossa memória. A Bíblia é um livro que nos traz uma história eterna e nós vivemos dessa história. Israel no Velho Testamento vivia da história dos patriarcas; outras nações têm como fundamento a história, de como começou e lutou para estabelecer seus costumes e modo de vida.
        A história da igreja é a mais preciosa e incrível história, jamais entendida pelo mundo, porque misteriosamente envolve a eternidade. A igreja jamais pode ser edificada nos seus feitos atuais; jamais pode conquistar maravilhas neste mundo se caminhar segundo suas ações do momento. Falo isso porque vejo que é isso que está acontecendo em nossos dias. A agenda da igreja moderna é feita para ter alegria e sucesso do momento; tudo hoje tem como base as emoções e a satisfação da carne. Não há nada que pode me levar ao passado, a fim de mostrar como devo viver agora, e assim caminhar cheio de esperança para o futuro eterno.
        Quero tomar agora como exemplo o que Paulo faz em sua carta aos Romanos, porque depois de um ensino impressionante, avassalador acerca da nossa situação no pecado e de como por meio do Seu Filho Deus nos trouxe uma salvação poderosa, então Paulo inspira os crentes a meditar bem no passado deles: “Rogos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus...”. O leitor pode ver que há esse incentivo a reviver a história dos atos de misericórdia de Deus em nosso favor? Noutras palavras Paulo está exortando os irmãos a meditar no fato que eles são o que são agora porque houve um ato de amor eterno envolvido em tudo isso. Essa história teve uma origem que foi o amor eterno de Deus em favor de uma raça de pecadores.  
        Ora, podemos nós firmar nossa fé e estabelecer nosso sistema de santidade e de verdadeiro amor sem essa história? Claro que não! Não podemos avançar nem um milímetro à frente sem entender de coração nossa história. Esquecer o passado a fim de vier o presente é simplesmente caminho da derrota. O que aprendemos de ontem? Aprendemos sim que Deus nos amou na eternidade; aprendemos que fomos atingidos pelo pecado na queda; que nós fazíamos parte dessa família mundial, servindo ao pecado, ao mundo e ao diabo. Como desprezar essa história? Ela que nos move à humilhação; ela que nos constrange a viver no amor do Senhor; ela que nos mantém submissos a Deus.
        Essa história também, quando contada por meio da pregação, ela é poderosa para chamar os pecadores ao arrependimento, a fim de que homens e mulheres olhem seu miserável passado e assim clamem pela misericórdia e perdão do Senhor.

Nenhum comentário: