quarta-feira, 4 de maio de 2016

A ESCRAVIDÃO NO PECADO (7)




“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34)
A PROVA DA ESCRAVIDÃO: “...todo o que comete pecado...”
        Caro leitor, no texto vemos como nosso Senhor deixa bem definido o fato que os escravos do pecado provam sua escravidão pelo fato que estão servindo ao pecado. Foi assim com os religiosos judeus naqueles dias e é assim com todos, homens e mulheres nascidos em Adão: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Isso quer dizer que precisamos conhecer isso na prática, porque na escravidão o pecado controla o homem por inteiro. Lembre-se bem que o pecado não toma a metade, não toma apenas os sentimentos, toma também pensamentos e todo poder de decisão do homem jaz sob o domínio do pecado, assim como todos os membros do corpo estão agora mesma funcionando para o pecado.
        Caro leitor, como realmente precisamos entender esse fato! Como precisamos nos humilhar perante a exposição que a Bíblia mostra acerca da nossa condição no pecado! Lembremos bem que o teste é o seguinte: Se cada membro de nossos corpos está sendo usado à serviço da iniquidade; se estivermos fazendo isso com prontidão, alegria e dedicação mental, isso significa que somos servos do pecado. Ou o viver é para Deus, ou é para o pecado. Não importa se o homem estiver envolvido em pecados grosseiros ou em pecados mais simples e sem muita relevância no nosso ponto de vista. No reino do pecado não existe isso, porque o pecado opera segundo sua determinação. Nem todos parecem ser tão pecadores como outros. Mas o que importa é o serviço feito para o pecado. Se olhássemos para Saulo de Tarso, é claro que ele, religiosamente era bem distinto de um Barrabás. Mas a verdade é que ambos estavam à serviço do pecado. Paulo como religioso e Barrabás como um assassino.
        A escravidão opera assim e é exatamente nesse ponto que muitos tropeçam no engano que procede do pecado. Neste mundo, todos, homens e mulheres favorecem ao sistema enganador. Já tenho falado que em Sodoma nem todos os moradores dali eram sodomitas e tão perversos assim. Mas o fato é que todos trabalhavam em função da maldade, mesmo que agiam plantando, construindo, casando e dando em casamento. A mulher era também sócia naquele sistema marcado para o terrível juízo que veio do céu, destruindo a todos.
        Então amigo, se for um escravo do pecado eis que essa escravidão será evidenciada pelo amor, interesse e prazer por este sistema enganador. Por essa razão é bom que todos saibam que o maior engano vem quando o próprio pecado camufla essa verdade. Isso acontece quando a pessoa parece ser religiosa, evangélica, e cheia de atividades que parecem agradar a Deus. Mas importa que saibamos que enquanto o homem estiver na carne não pode agradar a Deus (Romanos 8:8). Cuidado amigo, porque a perigosa justiça própria tem seus belos trajes nos meios religiosos. É nessa situação que muitos passam a vida aqui, achando que tudo está bem com suas almas, justamente porque acreditam que não foram tão pecadores como os outros. O alvo de satanás, do mundo e do pecado no íntimo é manter as almas se sentindo bem aqui, como um enfermo pode sentir-se bem com uma mortal enfermidade, apenas porque tomou algum medicamento que tenha lhe trazido um alívio.
        Então amigo, não é um momento tão oportuno para refletir acerca daquilo que a Bíblia fala a nosso respeito? Não é um momento para que você seja encorajado a se humilhar perante a verdade que nos foi revelada? O verdadeiro crente não se abala; a verdadeira fé não foge, porque sabe bem em quem tem crido. O momento agora é para que os não salvos clamem ao Salvador e os verdadeiros salvos adorem ao Senhor em ações de graças!

Nenhum comentário: