sexta-feira, 27 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (3)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
ONTEM: FIRMADOS NA TÃO GLORIOSA SALVAÇÃO.
        Amado leitor, nenhum crente pode avançar triunfantemente sem o conhecimento certo da Sua história. Por esse fato, para que compreendamos nossos deveres hoje e nossa obediência ao Senhor, importa que saibamos a história dessa tão grande salvação. Vivemos desse tão maravilhoso serviço da eterna graça; nós pertencemos à noiva do Cordeiro e ela sente-se segura quando pode ouvir a doce história da graça que a faz sentir-se tão amada e segura.
        À luz das Escrituras podemos sim lembrar que fomos atingidos pela misericórdia de Deus. A nossa história só pode ser contada pelo próprio Deus, porque homem nenhuma pode entender esses fatos, de que nós éramos totalmente caídos no pecado e que estávamos mortos em relação a Deus, completamente alheios à Sua vida e obcecados por servir a satanás em seu império de trevas e de terror. Precisamos sim olhar para o passado, porque para o mundo a sua história pregressa não tem valor; o mundo esconde suas misérias debaixo dos escombros da morte.
        Então, humildemente lembremos quão fraco éramos; como de fato vivíamos escravos de toda sorte de paixões (Tito 3:3); que nem sequer tínhamos intenção de ir para Cristo, a fim de buscar Seu socorro. Oh! Quanta vergonha vem a nós! Quanta tristeza ao lembrar que estávamos tão prontos a pecar e ainda achávamos que éramos heróis nesse sistema de vida sem Deus. Daniel se lembrou da história do seu povo e uniu-se à sua nação, a fim de confessar que eram culpados por terem transgredido a lei do Senhor (Daniel 9). Daniel afirma que estava corado de vergonha e que a culpa de toda desgraça pela qual estava passando era deles mesmos.
        Amado leitor, como a nossa história no pecado nos humilha! Além disso, Deus faz com que passemos por aflições para que lembremos disso; a graça nos mantém sempre curvados perante Deus e as provações aparecem para que olhemos para traz e assim venhamos a enaltecer ao Senhor. Ah sim! Que nossas orações estejam cheias de ações de graças e de santos louvores para que adoremos ao Senhor por Sua providência por nós, pobres e miseráveis escravos, conforme a letra de um antigo hino:
                        Eis a escrava resgatada, grande preço Cristo deu.
                        Não foi ouro nem foi prata, foi seu sangue que verteu.
        Também, que nossas bocas entoem os hinos que enaltecem o amor de Deus; que não fujamos de ver nossas fotos em Adão, as algemas que foram tiradas e os grilhões que foram quebrados pelo maravilhoso Filho de Deus. Que nossos cânticos enalteçam a glória de uma tão grande salvação; que ouçamos sempre essa história de amor, contada na cruz, onde nosso Cordeiro amado provou Seu infinito amor por pecadores miseráveis e culpados. Também, que nossa reunião seja com todos os que invocaram e que vivem a invocar o Nome do Senhor; que nossa família seja a família dos que nasceram de novo, porque eles têm a mesma história e a mesma fé.
        Também, digo e afirmo que nossa história tão feia no pecado será sempre trazida a lume através da pregação. O culto ao Senhor é para que ouçamos como foi que Deus nos amou, quando realmente merecíamos Seu golpe de ira. Todos os santos reunidos fazem com que as diferenças sociais aqui sejam dissipadas, quando ouvimos o fato que não houve diferença. Todos juntos se humilham e proclamam as emoções de um povo cheio de temor ao Senhor. Por que isso? Porque simplesmente se não escutarmos nossa antiga situação, o que será no presente? Como Deus há de efetuar Sua obra maravilhosa por meio do Seu povo, se não estiver ciente de que fomos abraçados pela tão grande salvação.

Nenhum comentário: