terça-feira, 24 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (1)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, que ordenança dada por Josué ao povo! Não havia lugar para moleza, para um piquenique, para dias de folga, etc. Eles haviam atravessado o Jordão e caminhavam para encarar de perto as batalhas do Senhor; foram vocacionados para as batalhas do Senhor e a guerra contra os inimigos estava à frente, sendo Jericó a primeira gloriosa demonstração de que a guerra pertence a Deus.
        Portanto, a exigência vinha da parte do grande General. Por que isso? Em qual batalha já se ouviu uma exigência dessa? Não havia ali lugar para a confiança própria; não houve alistamento baseado em qualquer treinamento feito anteriormente. Aqueles soldados vieram do Egito onde nasceram e viveram como escravos. Atirá-los na guerra contra aqueles belicosos habitantes de Canaã, não passava de uma tentativa suicida. O treinamento exigido era a obediência de fé no Senhor, porquanto a guerra era Dele. Era para eles lembrarem o que ocorreu, quando ONTEM o Senhor com mão forte libertou-os da escravidão egípcia; que HOJE era para eles dedicarem seus corações em santa obediência à Sua, a fim de que AMANHÃ pudessem ver as maravilhas do Senhor no meio Deles.
        Amado leitor, não é fato que a igreja, como o povo de Deus na terra é o exército do Senhor? Não é fato que agora nós passamos pelos momentos mais terríveis da nossa jornada? Não é fato que estamos presenciando os inimigos armados, vindo em nossa direção? Encaremos agora a força da religião mundana em forma de ecumenismo e toda sorte de afastamento da verdade. Veja como os falsos mestres têm espalhado aos corações mundanos uma falsa paz e como muitos pastores, crentes e igrejas têm se esfriado no tocante à defesa da verdade. Neste momento podemos ouvir o chamado para a batalha pela verdade e pela justiça e a igreja não pode falhar. Este é o momento para que pastores fieis se ergam para empunhar corajosamente a Palavra de Deus em forma de pregação, dizendo: “Assim diz o Senhor!”.
        Quero, portanto chamar sua atenção para o texto, a fim de que aquela ordem dada pelo Senhor por intermédio de Josué ao povo de Israel mostre suas lições preciosas a nós. Não há dúvida que é um desafio para mim e para minha igreja. Qualquer acomodação agora resulta em desânimo, e assim o terrível sono dessas altas horas da noite mundana nos fará dormir. O mundo dorme, mas seu líder maligno não, porque ele assim consegue usar homens e mulheres em seu programa terrível, a fim de construir seu império mundial anti-Deus. Mas no que tange à igreja, ela não deve dormir. Temos que avançar. Por essa razão a nossa salvação vem habilitar para isso, vem nos despertar com as lições daquilo que Deus fez por nós ontem, de que hoje devemos estar dispostos a viver em santidade, a fim de que amanhã vejamos as maravilhas do Senhor em nosso meio.
        Caro leitor, ainda não chegamos ao lar; ainda temos que continuamente combater contra o mal; ainda temos que empunhar a espada do Espírito contra as trevas. Os inimigos derrotados não foram atirados ao lago de fogo, eles estão ativos neste mundo e o povo de Deus é alvo do intenso ódio deles. Temos uma causa santa; temos um Deus cuja glória deve ser exibida no meio dos gentios. Podemos nós parar? Que esses breves comentários sejam usados pelo meu Senhor, a fim de fortalecer a fé de cada leitor crente. Que assim homens e mulheres santificados na graça sejam erguidos no poder da fé santíssima, a fim de se apresentarem voluntariamente ao Senhor, como corajosos servos de Deus.
                “Corajosos, pois de tudo defendei, marchando para o céu!”

Nenhum comentário: