segunda-feira, 2 de maio de 2016

A ESCRAVIDÃO NO PECADO (5)



     
“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34)
A PROVA DA ESCRAVIDÃO: “...todo o que comete pecado...”
        Amado leitor, como é nosso Senhor é amoroso, mas direto em Seus ensinos! Ele não tinha qualquer ligação ou compromisso com os interesses deste mundo; ele já havia despachado satanás para longe, quando este ousou levá-Lo à queda. Os ensinos do Senhor iam além das letras, rasgava a escuridão com a verdade e mostrava aquilo que realmente consistia no problema terrível e eterno do homem. Perante Ele estavam almas mortas no pecado, completamente cegas e surdas no tocante a Deus, mas ao mesmo tempo culpadas por terem pecado contra Deus. Nosso Senhor era o supremo professor, cuja verdade exposta estava infinitamente além da capacidade humana de ensinar.
        Então, o que Ele faz? Ele vai diretamente à verdade, apresentando-a de forma prática: “...todo o que comete pecado...”. Ele puxa o mal do esconderijo para as ações; Ele puxa a atenção daquele povo para a casa secreta de suas vidas; Ele escancara a porta fechada, lança Sua luz ali, mostra o que o homem é no íntimo e as consequentes práticas no viver. Eis aí o que realmente precisamos saber do ensino bíblico, pois nosso Deus nos leva diretamente aos nossos atos, porque é como vivemos aqui que mostra o que realmente somos: “...o que comete pecado...”. Os judeus não entendiam assim, porque eles viam apenas o lado externo, o lado social e religioso do viver, mostrando que eram diferentes dos outros que não praticavam os ensinos da lei, nem tampouco eram descendentes de Abraão. Nosso Senhor não transmite qualquer lisonja, nem é levado pela aparência deles, o modo de vestir nem os costumes que eles zelosamente exerciam na prática do judaísmo.
        Veja amigo, estou sendo intenso nisso porque precisamos saber que nós somos confrontados assim pelas Escrituras. Nosso Senhor falou em verdade e lançando essa luz Ele fez com que aqueles judeus lembrassem as verdades absolutas de Deus que eles aprenderam no Velho Testamento. Muitos gostam da Bíblia, mas como um livro milagreiro ou mesmo cheio de poderes supersticiosos. Mas como milhares vivem enganados! A Bíblia é um livro confrontador, vai diretamente à jugular das almas, corta com precisão o coração e revela tudo o que está oculto no homem. Nosso Senhor estava como que dizendo: “Vocês são socialmente livres, mas vocês não percebem que não passam de escravos, algemados e agrilhoados, servindo ao pecado, ao diabo e ao mundo, e logo serão atirados para a destruição eterna”. Nosso Senhor estava encarando a face daqueles homens e mulheres cheios de ódio. Profetas encararam a multidão arrogante de judeus assim e muitos foram mortos porque pregaram o que Deus havia mandado. Muitos foram mortos pelas mãos assassinas daqueles rebeldes. E nosso Senhor não estava livre, Ele estava se expondo, mas sabia que enquanto não chegasse a Sua hora Ele não iria morrer.
        Amado leitor, assim como aqueles judeus foram alvos daquele terrível verdade de que eram escravos do pecado, eis que é essa a condição de toda raça: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. As Escrituras são precisas e mostra que todos, sem exceção são escravos do pecado. Ricos, pobres, cultos, ignorantes, de qualquer lugar, de qualquer nação, todos estão servindo ao pecado e nada podem fazer por eles mesmos para serem libertos dessa condição que entraram desde a queda. Milhares como os judeus não toleram ouvir isso; milhares equipados pela soberba religiosa odeiam essa verdade, tudo porque acreditam que esses ensinos não passam de mentiras.
        Mas você amigo, está convidado agora a ver sua situação de escravo do pecado, que vive no pecado e estará assim até a sua morte, a não ser que humildemente confesse sua condição agora ao Senhor Jesus, e peça a Ele para que ser liberto e salvo para sempre.

Nenhum comentário: