quarta-feira, 11 de maio de 2016

HERANÇA DE CRISTO PARA SEU POVO NA TERRA (5)



             
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).
O LEGADO DE CRISTO PARA SEU POVO: “Deixo-vos a paz...”
        Caro leitor crente, creio que ao conhecermos melhor acerca dessa paz que vem às nossas almas, estaremos conhecendo as delícias que nosso Senhor desfrutou aqui na terra. Oh! Quanto precisamos disso! Como podemos nós parar este agitado sistema mundano? Enquanto o mundo estiver nas mãos do maligno, eis que ele será o que sempre foi, desde a entrada do pecado. Mas nós os santos podemos desfrutar sim, daquilo que o mundo desconhece, porquanto a paz de Cristo foi entregue ao povo salvo e essa paz que santos desfrutam aqui, mesmo cercados por este sistema que mais parece um mar agitado, conforme a linguagem do Salmo 46.
        Algumas lições importantes cercam esse ensino, por isso devemos examiná-las com calma. A primeira é que essa paz não depende em nada das circunstâncias externas. Foi essa calma e confiança que faltou a Pedro (e sem dúvidas faltaria a mim também se estivesse em seu lugar) quando olhou para as profundas águas debaixo dos seus pés, ao invés de olhar para o Senhor. Muitas vezes pensamos que a paz de Deus vem a nós porque foram retirados os problemas. Mas acontece que Deus não prometeu retirar os turbilhões ao nosso derredor. Nossa calma deve encher nosso coração e não o ambiente, assim como Daniel sentiu-se tranquilo enquanto estava na cova junto com ferozes feras.
        Nosso Senhor estava passando a lição acerca dessa paz para Seus discípulos de uma forma prática. Ali estava o Filho de Deus perante o fato que Seu caminho aqui terminaria na cruz, na morte mais horrenda e vergonhosa; ali estava o Santo de Deus disposto a permanecer firme em honrar o Pai, sendo entregue para a fúria dos homens; ali estava um coração tranquilo como um calmo rio, tentando transmitir aos Seus eleitos que o que eles precisavam era essa calma, essa confiança no Senhor. Ele sabia que logo eles fugiriam, que Pedro iria traí-Lo e que ficaria absolutamente sozinho. Mas nada havia de perturbação em Sua face de amor, nem qualquer censura aos àqueles homens tão amados.
        Caro leitor, creio que nós podemos aprender a mesma lição, pois em nada somos diferentes daqueles homens, além do fato que este mundo permanece o mesmo, cruel, perseguidor e indo de mal a pior. Veja a letra que inicia a primeira estrofe de um dos hinos antigos do nosso cantor, porque sua mensagem mostra exatamente o que nosso Senhor quer nos ensinar:
                        “Minha morada Jesus assegura, paz e conforto na luta feroz”
        Não é exatamente isso? Não é paz e conforto num mundo melhor, mas sim na luta feroz. Enquanto o mundo procura a paz que vem do mundo e com o mundo, os crentes são diferentes, porque a paz que Cristo oferece aos Seus santos ela vem do Senhor aos nossos corações. Nada tem a ver com aquilo que acontece por fora. As tormentas e os furacões que açoitam este lugar de terror não podem entrar no lugar onde reina o Senhor – em nossos corações. Satanás não pode entrar onde habita a confiança e a segurança que Cristo nos dá. Nosso Senhor nunca nos abandonará, nem mesmo abandonou Seus frágeis discípulos quando foi para a cruz: “Eis que estou convosco todos os dias”.
        Amado leitor, o que eu e você somos neste mundo? Será que o Pastor das ovelhas não nos reconhece como ovelhas? Claro que sim! Ele deixou o céu para ser não somente nosso Salvador do inferno, como também nosso Salvador diariamente, porque Ele conhece cada santo, sabe da nossa extrema fraqueza e rege com amor nossas vidas, enquanto atravessamos este vale da sombra da morte, até nosso lugar eterno.

Nenhum comentário: