quarta-feira, 4 de maio de 2016

HERANÇA DE CRISTO PARA SEU POVO NA TERRA (2)




“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).
O LEGADO DE CRISTO PARA SEU POVO: “Deixo-vos a paz...”
        Amado leitor, meditemos nessas palavras tão carregadas desse riquíssimo consolo do Senhor, para Seus discípulos amedrontados, como crianças procurando refúgio com a presença dos pais. Este mundo maligno está carregado de promessas perigosas e letais às nossas almas, justamente porque o alvo do príncipe deste mundo é camuflar todas as mazelas desta vida, a fim de que confiemos em suas promessas de uma vida bem próspera e livre de qualquer problema. Para Seus discípulos o Senhor nada prometeu de qualquer bênção material para esta vida aqui. Sua promessa foi de algo infinitamente melhor, algo para suas almas aflitas: “Deixo-vos a paz...”.
        Quero levar essa verdade aos meus irmãos em Cristo, ao povo eleito de Deus que ainda vive neste mundo e que está sujeito às intempéries desta vida. Me dirijo aos irmãos em Cristo que estão sentindo de perto a fragrância da nova era; que tem sido cativado com um mundo cheio de divertimento e com tantas promessas feitas por homens amantes do dinheiro. Se não entendermos que nosso Senhor deixou Sua paz para prosseguirmos, certamente desviaremos do nosso alvo.
        A nossa primeira lição consistirá em descobrir essa “paz”: “Deixo-vos a paz...”. Veja bem que nosso Senhor define bem: “Deixo-vos a paz...”. Isso significa que é algo especial, que não é uma paz qualquer. E em seguida ele explica: “...a minha paz vos dou...”. Que lição notável! Os discípulos estavam perante o Deus-Homem. Ali estava alguém que iria enfrentar a crueldade do mundo; ali estava alguém que iria caminhar com firmeza rumo à terrível, agonizante e humilhante morte de cruz; ali estava alguém que veio a este mundo para enfrentar até mesmo a separação do Pai, a fim de trazer redenção aos Seus queridos. Quem deveria estar aflito? Não seria Ele mesmo? Mas não foi assim, porque eram Seus discípulos quem realmente mostravam a aflição e o desespero da separação do Senhor. Ora, precisamos saber que paz é essa paz, porque carecemos dela em nossa jornada por este mundo cruel. Nós não somos em nada diferentes daqueles homens e o este mundo maligno nos ameaça sempre.
        Para isso precisamos recorrer às Escrituras, porque é claro que nela vemos dois tipos de paz, a paz com Deus e a paz de Deus. A primeira, a paz com Deus é vem como o resultado da salvação eterna, da justificação pela fé em Cristo: “Justificados pela fé temos paz com Deus...” (Romanos 5:1). Essa paz todos os salvos possuem, é a paz que resulta do fato que a pessoa está agora para sempre livre da ira de Deus; ela resulta do fato que o pecador foi perdoado, justificado e reconciliado com Deus; ela marca bem no coração que não há mais qualquer perigo do inferno, que não as ameaças foram arrancadas e que somos aceitos em Cristo para sempre e que nada mais há de nos levar para o desespero eterno.
        Mas é óbvio que nosso Senhor não está tratando desta paz, apesar de que precisamos dela para experimentarmos a outra: a paz de Deus. É claro que nosso Senhor está referindo a paz que Ele mesmo experimentou e é acerca dessa paz que Paulo trata em Filipenses: “...e a paz de Deus que excede todo entendimento...” (4:7). Eu e você, amado irmão leitor, precisamos diariamente dessa paz, porque ela é a herança que temos do Senhor aqui. Precisamos desfrutar de algo que este mundo jamais conheceu, algo estranho para todos que vivem sob o engano do pecado. Precisamos sim, porque estamos pisando o vale da sombra da morte e os perigos são muitos. Que sua alma seja tomada dessa santa alegria, dessa presença Daquele que ali estava com Seus discípulos, a fim de enchê-los dessa santa e preciosa bênção que suas almas tanto careciam.

Nenhum comentário: