terça-feira, 24 de maio de 2016

AS INÚTEIS OBRAS DO PECADO (1)




“As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos” (Isaías 59:6)
 INTRODUÇÃO:     
        Prezado leitor, novamente creio que devo empunhar a espada do Espírito, a fim de trazer à lume as realidades do pecado no viver dos homens. O cap. 59 nos faz faz imaginar o triste quadro social em Israel, que aparece quando Deus não está exercendo Sua função de salvar, conforme os versos 1 e 2. Somente quem tem o discernimento da Palavra pode verificar o que está acontecendo em nossa sociedade em nossos dias, por essa razão temos este maravilhoso capítulo. que aparece para mostrar que, o que acontecia em Israel é o que acontece em nossos dias; que a culpa é do povo de Deus por não acordar para o que está ocorrendo.
        Creio que agora é o momento para que tomemos a Palavra de Deus, a fim de vermos o que está acontecendo no mundo. Tudo agora parece religiosamente bonito; por todos os lugares vemos os homens em festa, cantando o que eles chamam de “louvores”; vemos muitas emoções e até mesmo o que parece ser muita piedade. Mas tudo isso está sendo usado pelo pai da mentira, a fim de maquiar a situação perversa do pecado. Foi assim nos dias de Isaías e é a situação do momento. Não é o momento exato para que denunciemos o pecado e suas terríveis colheitas?
        Então, façamos o seguinte: Encaremos o homem sem salvação; encaremos o mundo sem Deus, sem salvação; encaremos o homem e suas atividades aqui. É claro que sem a visão bíblica tudo parecerá lindo, romântico, verdadeiro e digno de nossa aceitação, conforme é avaliado pela nossa mentalidade tão mundana. Olhemos a sociedade, vejamos os homens trabalhando e até mesmo parece que estão fazendo o bem uns aos outros. Então, tome o texto de Isaías 59, versos 6-8 à luz das Escrituras e assim ficaremos sobressaltados diante da realidade das coisas.
        Talvez o leitor ache que trato demasiadamente acerca do pecado. Mas a verdade é que não sou quem faz isso, mas sim o próprio Deus. Ele quer que vejamos o mundo do ponto de vista Dele e na por meio da superfluidade carnal nossa. O mundo atual exige de nós muita capacidade na visão de Deus, conforme Sua Palavra, caso contrário satanás nos amarrará em nossa ignorância e nos levará no embalo do seu maligno programa. Paulo diz que não ignorava os ardis de satanás, mas nós hoje somos por demais ignorantes acercas de assuntos importantes para nosso bem e nossa maturidade.
        Também, precisamos saber que os homens são terríveis pecadores; que suas atividades são as mesmas, não importando se eles são mais cultos, mais capazes e mais refinados. No pecado eles são iguais e suas obras são semelhantes às obras dos homens de antigamente. No pecado não existe evolução para o bem; no pecado só há corrupção, assim como um corpo morto vai se apodrecendo mais e mais. Então, amigo leitor, importa que entremos na sala de aula do nosso maravilhoso Professor, a fim de que venhamos a aprender com Ele acerca da situação dos homens neste mundo.
        Mais do que isso, precisamos lembrar que a vida verdadeira consiste em buscar a glória de Deus, mas no pecado não existe isso. No pecado os homens caminham contra Deus e descem para o abismo. Mas também tem o aspecto da utilidade. Como seremos úteis neste mundo se não conhecermos a verdade? Os que estudam medicina procuram conhecer tudo o que podem acerca das enfermidades, no propósito de trazer saúde ao povo. Nós os crentes devemos conhecer e avançar no conhecimento das atividades pecaminosas dos homens, a fim de que possamos ajudar os pecadores, mostrando-lhes a luz do evangelho da glória de Cristo, para que eles sejam salvos e libertos para sempre.

Nenhum comentário: