segunda-feira, 30 de maio de 2016

AS INÚTEIS OBRAS DO PECADO (5)




“As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos” (Isaías 59:6)
A INUTILIDADE RELIGIOSA: “As suas teias não prestam para vestidos...”
        Caro leitor, analisemos com todo fervor o que esse texto traz de ensino acerca das inúteis obras do pecado. Veja a maneira como Deus descreve as atividades dos homens neste mundo e como elas são vistas como não somente inúteis, mas também perigosas. Entendamos bem que qualquer atividade religiosa feita pelos homens, que não tem em vista a glória de Deus, que não são feitas no poder Dele, então são comparadas às teias feitas pelas aranhas. A religião sem Deus não passa de formalismo; a religião feita na arte dos homens tende a encobrir a realidade do coração e modifica a aparência, a fim de que o homem por fora se sinta bem. A religião quando não é de um coração santificado e piedoso torna os homens hipócritas e ainda mais perversos.
        Então, prossigamos examinando o texto, porque o que vemos é Deus examinando as obras dos homens a partir daquilo que procede de seus corações: “...as suas obras são obras de iniquidade...”. Que lição impressionante! É bem provável que quando elas são vistas por nós terão nossa aprovação. Foi assim com a nação de Israel, porque sob a maldição da perfeita lei aquele povo pensava que fazia o melhor, mas Deus estava vendo tudo como arte do pecado e não do Espírito de Deus. Então, é certo que se o coração não for santificado, as obras não serão aceitas por Deus. Que não esqueçamos desse detalhe tão importante. Davi podia estar zeloso e pronto para reinar com justiça, mas seu pecado oculto era visto por Deus e assim tudo era rejeitado pelo Senhor.
        O cristianismo moderno quer prevalecer com a iniquidade; quer tapar o coração dos homens e quer fazer com que tudo seja aceito por Deus. A luta intensa dos projetos ecumênicos vistos em nossos dias é cauterizar a consciência dos homens; é fazer com que todos sejam vistos como filhos de Deus e que todas as religiões levam a Deus. Tudo hoje é religiosamente feito como se os homens não fossem pecadores caídos, mas sim vistos por Deus como seus filhos. Nos púlpitos não há pregações sobre o arrependimento e a necessidade de conversão a Cristo. Enquanto floresce essa mentalidade tão estranha à verdade revelada, eis que cresce a iniquidade, a família está sendo destruída, a imoralidade é espalhada como praga e a verdade absoluta é vista como algo cruel e detestada.
        Os homens no pecado estão realmente dispostos a trabalhar religiosamente; estão prontos a gastar e até mesmo chegar ao sacrifício extenuante, a fim de mostrar na carne o quanto são capazes. Eles sempre foram assim e agora muito mais, porque sacrifícios religiosos tendem a encobrir a maldade de seus corações e trazer-lhes falsa paz. Mas aqui entra a verdade de que tais obras não são aceitas pelo Senhor porque elas não têm as bênçãos da santificação. O Senhor as detesta, porque é uma mistura de iniquidade com formalismo. É uma tentativa de unir Deus com os ídolos, assim como fazia a nação de Israel nos dias de Isaías. Devemos saber que Deus não aceita fogo estranho, que o mundo e a carne nada têm a ver com o Deus da Bíblia e que o Senhor odeia idolatria.
        Então caro leitor, que entendamos esse fato no mundo, justamente porque satanás anela enlaçar a multidão que ignora o Deus da Bíblia. Entendamos bem qual é a condição do homem no pecado; entendamos bem que não há diferença, mesmo que tudo por fora parece ser tão belo, agradável e religiosamente admirável. Toda atividade feita na carne é na realidade uma arapuca para outros. Satanás se utiliza desses meios a fim de manter a multidão entretida, ocupada e se sentindo bem em relação a Deus. O Senhor da Bíblia não mudou, Ele é hoje o mesmo Deus e há de ser para sempre o imutável e santo Senhor. Os homens mudaram sim, mas para pior, porque o pecado só tende a piorar o coração e maquiar a vida com vaidades.

Nenhum comentário: