segunda-feira, 30 de maio de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (5)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
HOJE: DISPOSTOS PARA A SANTIDADE.
        Amado leitor, tendo olhado nosso passado e nossa história vista nas Escrituras, eis que somos impelidos a encarar, com o vigor de uma fé santa, a nossa disposição para santidade hoje. Realmente o assunto do ontem da igreja, obviamente não está no texto em Josué, mas é claro que para a compreensão prática das atividades hoje, a igreja deve ser zelosa no entendimento da sua história conforme Deus mostra.
        Vejamos no texto a exigência de Deus para o povo de Israel: “...Santificai-vos, porque...”. É claro que não era para eles esperar, a santificação era urgente. Eles nada conquistariam, não fosse levada a sério a vida santificada deles. O capitão daquele frágil exército era Deus; a vitória deles dependia da obediência a Deus e a obediência em cada detalhe era de extrema importância. Por exemplo, na tomada de Jericó. Deus exigiu obediência ali para atitude que era radicalmente contrária a expectativa da carne. Como poderia um exército marchar silenciosamente por sete dias em torno de uma cidade rigorosamente fechada? Mas o que está em voga no serviço do Senhor não é a lógica humana, mas sim o fato que Deus opera por milagres, tendo em vista a glória que pertence somente a Ele.
        Outro detalhe do modo como Deus opera é visto no caso de Acã, porque uma desobediência de um só homem foi suficiente para que o exército fugisse derrotado de um simples e fraco, como nos é relatado no cap. 7 desse livro. Estou sendo enfático nisso porque a tendência nossa é ignorar santidade; achamos que não é tão importante assim; achamos que o trabalho de Deus pode ser feito com nossas ideias, nossas habilidades e engenhosidades. É claro que quando tratamos de trabalho dos homens, conquistas dos homens, de fato entra sim a competência deles. Mas não é o caso do trabalho de Deus, e é aqui que a igreja precisa saber que Deus não mudou. Se ela quer ser conquistadora, vitoriosa, forte, competente para alcançar grandes coisas para Deus, então há necessidade de santificação.
        Foi isso que Deus requereu daqueles homens simples, os quais foram tirados de uma vida escrava. Não foi pedido que eles fizessem exercício; não foi requerido deles habilidades e treinamento na arte de usar a espada. A santidade era tudo, a humilde dependência e ouvir a voz de Deus e obedecer-Lhe em todos os detalhes, mesmo que eles não entendessem, era vitalmente importante para o sucesso deles na conquista da terra prometida.
        Puxemos essa verdade para a igreja. Não é verdade que vemos um povo simplesmente afastado da verdade em nossos dias? Não é verdade que vemos a Palavra de Deus colocada no canto e usada apenas para os interesses carnais? O resultado em têm sido terríveis. Vemos hoje como o mundo entrou e tem assolado e lançado fora tudo o que é santo e puro. Vemos como tudo hoje é feito conforme os projetos ecumênicos, a fim de satisfazer a vontade dos homens. Agradar ao Senhor, obedecer-Lhe de todo coração em todos os detalhes, não faz parte desta geração tão pervertida.
        Mas o Senhor não mudou, a ordem é a mesma, tanto na lei quanto na graça: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15). Esse é o segredo da vitória, das bênçãos derramadas sobre a igreja do Senhor e para o bem até mesmo deste mundo. Por essa razão podemos sim tomar o texto de Josué, a fim de ouvir Deus falando conosco: “...Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”. Glória ao Senhor pelo Seu grande Nome!

Nenhum comentário: