quarta-feira, 1 de junho de 2016

AS INÚTEIS OBRAS DO PECADO (7)




“As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos” (Isaías 59:6)
        A INUTILIDADE NO VIVER SOCIAL: “...atos de violência há nas suas mãos...”
        Amado leitor, como esse texto vem para desmascarar a natureza maligna e maliciosa do pecado! Que livro incrivelmente revelador é esse livro de Deus! Amado leitor, que bem pode proceder dos homens enquanto estão no pecado? Nenhum! O que podemos nós fazer enquanto nossos corações estiverem sendo a fonte de todo mal? Enquanto a alma não for salva, eis que estará ausente a paz com Deus; a guerra contra Deus continuará no íntimo, numa luta atroz para resistir a obra do Espírito Santo (Atos 7:51). Enquanto os homens não caírem aos pés do Salvador e Senhor, eis que suas motivações serão erradas, porque não estarão centradas em Deus e em Sua glória, por essa razão tudo serve de emboscada contra as suas almas.
        Também, quando as obras são como teias de aranha, eis que nossos semelhantes são prejudicados. Vejo esses fatos ocorrendo em nossos dias, pois tudo hoje funciona em torno de divertimentos e busca de prazer. A vida consiste em buscar o bem eterno do nosso próximo, caso contrário tudo servirá como laço invisível. Vejo os pais ocupados em dar diversão aos filhos, mas nada de prazer em levá-los à igreja, a fim de ensiná-los o temor do Senhor. Eles se ocupam em como dar um almoço melhor, fazer festas e convidar os amigos. Mas nada de ensino bíblico, nada daquilo que eleva a alma a Deus. Por essa razão vemos como os homens hoje formam uma geração de corrompidos e de perversos.
        A Palavra de Deus é um livro de excelentes princípios de vida, educação, respeito e altruísmo, mas esses tesouros da sabedoria de Deus são rejeitados e desdenhados em nossos dias. O ambiente hoje é feito para risos, festas, prazeres, divertimentos e para que todos aprovem os atos uns dos outros. Os homens rejeitam qualquer advertência, qualquer ensino sobre juízo e do significado do verdadeiro amor bíblico. Por quê? A resposta está bem definida em Isaías 59. Quando os homens desconhecem a maldade de seus corações, eis que o próprio ardil do pecado vem dizer-lhes que eles são bondosos e que merecem viver e gozar a vida. Quando isso ocorre, segue-se o endurecimento e a rejeição por todo bem que vem de Deus, a fim de descer às mais profundas práticas daquilo que lhes agrada na carne e na mente, conforme o próprio texto revela: “Os seus pés correm para o mal...”.
        Prosseguindo no exame cuidadoso do texto, vemos que também aparece o caminho de destruição: “...e se apressam para derramar o sangue inocente”. De novo convoco os meus leitores a examinar os ensinos de Deus à luz da visão de Deus. É claro que imediatamente pensamos num derramamento físico de sangue. Mas a verdade é que os resultados do pecado não vêm de forma imediata para afetar fisicamente alguém. Quando Amnon estuprou sua meia irmã, houve sim um tipo de derramamento de sangue, pois ele com sua maldade destruiu a vida e a honra de uma moça indefesa (2 Samuel 13). Deus sempre lida com a alma, e o aspecto físico sofre terríveis consequências, quando a alma é atingida pelos males da iniquidade.
        Então, precisamos saber como as iniquidades aparecem bem armadas para arruinar vidas de forma definitiva. Nós vemos essa investida covarde em nossa sociedade hoje, pois sempre os mais fracos sofrem as duras consequências dos atos egoístas e pecaminosos dos perversos. As facadas e flechadas na alma têm um efeito terrível. Não esqueço de um homem que deixou sua esposa com os filhos pequenos na miséria, a fim de fugir com outra mulher. Quanto sofrimento aquele homem causou, pois a tristeza e depressão tomou conta da sua esposa, a ponto de levá-la à morte. Que o temor do Senhor venha encher nossos corações, para que fujamos do engano do pecado.

Nenhum comentário: