quarta-feira, 1 de junho de 2016

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DA IGREJA (7)




“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
HOJE: DISPOSTOS PARA A SANTIDADE.
        Amado leitor, importa que agora encaremos bem a santidade prática em nosso viver, porque a ordem que vem do nosso Deus foi dirigida a todos os que invocam o Seu nome, a fim de que a glória desse Senhor seja perceptível em todos os detalhes do nosso viver. Uma vida cristã que não revela santidade está declarando que jamais conheceu o poder salvador e santificador do evangelho. O Deus que salva o pecador é um Deus que acima de tudo é santo, então é fato que Sua natureza é passada ao viver daquele que um dia nasceu de novo e assim tornou-se Seu filho (João 1:13).
        Primeiramente, devemos santificar nossas vidas porque nosso Deus é santo: “Sede santos, porque eu sou santo”. A motivação é essa e tem em vista a glória desse Deus que se manifestou a nós. Além disso, devemos lembrar que fomos alvos de Sua imensa compaixão e isso significa que não houve iniciativa de nossa parte: “Não foi por prata nem ouro que fostes resgatados...” (1 Pedro 1:18). Essa verdade é de vital importância para imprimir temor em nossos corações. Nós pecadores visitados por um Deus santo, santo e santo! Não é maravilhoso isso? Foi ele mesmo quem se aproximou de nós, munido de intensa compaixão. Veio sim e tocou em nosso ser para tirar de uma vez por todas a sujeira e toda imundície do pecado, a fim de purificar para Si um povo santo e pronto para vivermos para Sua glória nesta vida.
        Então, que nossa vida tenha essa marca timbrada em nós. Me lembro de quando eu e minha esposa cuidávamos do meu sogro. No início de sua enfermidade ele esteve internado no hospital das clínicas aqui de Ribeirão Preto. Lá eu pude observar que o lençol que era usado para cobrir-lhe tinha em cada dez centímetros era timbrado com a marca: “Hospital das clínicas”. Então pude ali considerar o quanto a vida do crente, pois cada centímetro da sua vida deve estar marcado com a expressão: “Santidade ao Senhor”. Que responsabilidade pesa sobre nossos ombros! A salvação bíblica opera isso em nosso viver. O mundo não busca saber se somos salvos ou não; se vamos para o céu ou não, se somos desta ou daquela igreja, etc. O que impressiona o mundo é o fato que somos pertencentes a Deus, porque é isso que faz a diferença.  
        Amado leitor, isso faz sentido em seu modo de viver? Veja bem que não estou perguntando se você frequenta esta ou aquela denominação; se você é um motor de arranque no serviço de sua igreja; se você faz parte do grupo de louvor, ou mesmo se você costuma pregar e anunciar o evangelho. A pergunta é se você é visto como um santo do Senhor, vivendo por Ele e para Ele. É isso o que importa ao mundo, mesmo que o mundo inteiro se volte contra você em ódio e perseguição. Determinadas atividades em nome do evangelho não têm qualquer valor, porque o mundo pode fazer religiosamente muito mais do que muitos evangélicos fazem; o mundo tem provado que é capaz de sacrificar-se em zelo pela sua causa religiosa muito mais do que o povo evangélico tem provado. O que prova que somos de Deus é a santidade de Deus vista em nosso viver, que fomos comprados para pertencermos a Ele para sempre.
        Caro leitor, será que pude chegar ao seu coração com essa verdade? O evangelho que você ouviu produziu uma disposição e prazer por santidade? O Deus da Bíblia é o seu Deus? Você quer de fato agradá-Lo no viver? Tem prazer em negar o mundo e a carne, a fim de agradar ao Senhor? Se houver essas manifestações espirituais em sua vida, então, de fato você é um homem (ou mulher) santo. Então, você está pronto para o trabalho, pronto para servir e agradar ao Senhor enquanto aqui viver, mesmo que o mundo se levante contra você.

Nenhum comentário: