terça-feira, 14 de junho de 2016

O TESTEMUNHO DE UMA VIDA TRANSFORMADA (6)




“Amo o Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas, porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-Lo ei enquanto eu viver” (Salmo 116)
A HISTÓRIA DESSE TESTEMUNHO: “Porque inclinou para mim...”.
        Amado leitor, hoje posso avançar um pouco mais na exposição do        texto do Salmo 116:1. Precisamos diferenciar entre o verdadeiro testemunho de uma vida transformado, da fé falsa, aliás, tão cheia de luzes da nova era, a qual abrilhanta o palco “evangélico” de nossos dias. O Salmo 116 inteiro trata da conversão, do viver do salvo neste mundo e da esperança eterna após a morte (verso 15). Veja bem que na continuidade da exposição do texto não há mudança de assunto, mas sim um caminhar desse testemunho por parte da pessoa que foi salva. Ela começa com a declaração bem peremptória: “Amo o Senhor...” e mostra o porquê essa é a definição de sua vida e que vive assim pela fé.
        A segunda lição que sobressai no texto é que ele imediatamente começa a contar a história do que Deus fez. Veja bem que sua experiência revela onde ele foi achado; que sua condição era humilhante e que não havia nele qualquer esperança para sair do fundo do poço, da vil situação de um miserável. A sua experiência não é contada do ponto de vista psicológico e social. Ele não cita quais foram seus pecados, nem a situação familiar ou mesmo financeira. As suas palavras proclamam a miséria do homem e que Deus é soberano em salvar os perdidos. Em poucas palavras o salmista conta essa história: “...porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver”.
        Veja bem amigo, que se Deus se inclina para socorrer alguém é porque a situação é de miséria da pessoa. É como acontece quando alguém que está se afogando no mar e clama desesperadamente pelo socorro do salva-vidas na praia. A mensagem moderna é tão diferente da mensagem bíblica, porque em nada os homens são vistos como pecadores caídos no pecado e completamente incapazes de dar qualquer passo em direção a Deus. A mensagem hoje diz aos homens para que eles deem uma chance a Jesus, que basta um passinho só e tudo está resolvido. Os resultados desse evangelismo são por demais devastadores, porque em nada vemos os homens sendo postos em seu lugar de perdidos e errantes, que vivem sem Deus no mundo, precisando urgentemente de humilhação e arrependimento (Atos 17:30).
        É claro que nem toda conversão é igual, porque experiências são diferentes. Nem todos vão cair como Saulo de Tarso na entrada de Damasco. Mas todos os que são chamados ao arrependimento caem em si diante da glória do Senhor e da necessidade de salvação. Ninguém vai ao médico sem sentir sua enfermidade; ninguém bebe água sem estar com sede. Assim, ninguém é salvo sem que no íntimo saiba da sua condição de miséria, precisando do socorro do Senhor. Como os homens serão salvos se não invocarem o nome do Senhor? A fé que não abriu os olhos da alma, a fim de que os homens vejam sua real condição de condenado, não é a fé verdadeira. Tal fé foi embalada e empacotada pelos homens.
        Caro leitor, os pecadores devem ser arrancados da vaidade, de viver arrogantemente contra a liderança de Deus em todos os aspectos da sua vida. Quem faz isso? Deus! Eu nada posso fazer e não há nenhum pregador ou circunstância que possa levar o pecador à realidade de sua miséria e condenação. Enquanto a fé verdadeira não brotar no peito do perdido, ele seguirá firmemente no pecado, mesmo sendo religioso e afirmando que irá para o céu.
        Não importam as circunstâncias, os homens precisam saber que tombaram em Adão, que em nada são diferentes uns dos outros neste mundo e que irão perecer, caso não se arrependam. As multidões caminham juntas no caminho largo, com muito ou com pouco pecado. A ordem do céu é que todos se arrependam, se é que querem conhecer de perto o maravilhoso Salvador.

Nenhum comentário: