quinta-feira, 9 de junho de 2016

DESEJO POR UMA VIDA PIEDOSA (3)




“Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmo 51:14-17).
ELE PROCLAMA A JUSTIÇA DE DEUS.
        Amado leitor, minha esperança é que essas verdades reveladas a nós nesse Salmo venham encher nosso coração de um profundo desejo por viver piedosamente neste mundo. Caro leitor, o que Davi faz? Qual foi a reação espiritual desse amado servo de Deus em face de ter sofrido uma terrível queda? Não podemos esquecer que somos iguais, que temos a mesma natureza e que a nossa humilhação deve ser a decisão mais sábia de nossa parte.
        A primeira lição que extraímos do texto é o fato que Davi imediatamente mostra seu desejo de proclamar a justiça de Deus: “...e a minha língua exaltará a tua justiça”. Ora, precisamos saber que quando não conhecemos a glória dessa justiça de Deus na face da terra, então é certo que tombaremos em nossa miséria. Se não reconhecermos que a glória, o reino, a justiça e a santidade pertencem a Deus, certamente estaremos querendo implantar nosso sistema perverso de viver. Foi assim com o pecado de Davi, porque o pecado traz consigo sua natureza antiDeus. Em seu pecado Davi imediatamente recusou no coração a autoridade soberana e quis estabelecer um reino oposto à lei e à santidade de Deus.
        Amado leitor, como podemos ignorar a natureza maligna do pecado? Como podemos admitir que o pecado é capaz de reinar e suplantar o reino de Deus? O reino dos céus é um reino soberano e invencível, portanto, entendemos que é impossível para o pecado assumir o trono e trazer seu sistema de injustiça, vanglória, ateísmo e outras marcas de perversidades. Davi tentou fazer isso quando silenciou seus pecados no íntimo, até que foi descoberto por Deus. Amado leitor, qualquer tipo de pecado tem uma natureza essencialmente maligna, por essa razão o mundo inteiro jaz debaixo da terrível e majestosa ira de Deus; por essa razão vemos o quanto há necessidade da punição imediata do Senhor. No caso de Davi, seu pecado trouxe um terrível efeito de destruição, pois um lar foi destruído, uma vida foi ceifada covardemente e a nação inteira ficou sujeita à miséria, como ocorreu a partir daquele momento.
        É para que nós estejamos cientes de que não há fruto de bênção no pecado; que seus frutos são venenosos (Isaías 5). Precisamos nos humilhar diante do fato que nada, nada nesta vida pode se estabelecer tendo a iniquidade como fundamento. Vemos homens e mulheres tentando firmar suas vidas no pecado; vemos igrejas tentando passar por cima dos desígnios santos do Senhor; vemos crentes recusando dobrar-se diante do Senhorio de Cristo no viver. Tudo hoje se movimenta em direção às festas, às alegrias momentâneas desta vida passageira. Davi percebeu o quanto foi ingênuo, insano e maligno em suas obras. Ele percebeu que não tinha outro meio para sua vida se não procurasse de Deus uma vida piedosa. Ele colocou isso como meta, mesmo que houvesse perda por fora.
        Caro leitor, você pode perceber o quanto o desejo por piedade é, de fato a mais sublime petição que deve sair dos lábios de um homem? Ninguém pode viver como um crente neste mundo sem ser piedoso. Ninguém pode conhecer o que significa andar com Deus, sem piedade no viver. Piedade é agradar o Senhor em tudo; é proclamar sua santidade na vida; é estar disposto a sofrer por Ele aqui, a fim de engrandecer Seu nome no meio dos homens.

Nenhum comentário: