quinta-feira, 30 de junho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (8)




“...quando sou fraco, então é que sou forte”    2 Coríntios 12:10
QUANDO A FRAQUEZA É VISTA À LUZ DA GRAÇA, ASSIM, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE.
        Amado leitor, sou fraco quando a minha fraqueza é vista sob a luz da graça de Deus, e não sob o meu frágil e enganoso modo de avaliar as coisas. Seguindo esse princípio, posso afirmar que o homem é realmente fraco, quando vê que nada é diante do poderio do diabo, do mundo e da carne. Os verdadeiros santos sempre lutaram e batalharam na luta contra o mal; com seus olhos espirituais abertos puderam ver que precisavam da intensa proteção e dos contínuos cuidados de Deus. Foi assim que Daniel sentiu ante a presença majestosa do Senhor e quando viu as impressionantes visões acerca de acontecimentos futuros (Daniel 10). Então, diante das grandezas de Deus; diante da realidade das coisas quando mostradas pelo Senhor, eis que assim posso ver o quanto sou realmente fraco e carente do poder da graça.
        Também, posso afirmar que sou forte, quando percebo que não posso andar sozinho; quando percebo que neste mundo sou como uma ovelha indefesa ante o poderio do diabo e as investidas do mundo com suas tentações. Sou forte quando percebo que preciso me humilhar e confessar continuamente minha fraqueza; quando a todo momento vejo que a santa presença invisível está por perto e meu forte Senhor se manifesta para me socorrer. Sou forte quando realmente vejo a necessidade de sair da minha zona de conforto, a fim de aprender a orar, clamar, suplicar e invocar o nome do Senhor. Sou fraco quando me desespero, ao ver que nada há em mim que possa me conceder força na luta contra o mal, que sou um zero à esquerda e que qualquer atitude de orgulho pode me levar à completa reprovação.
        Amado leitor, creio que diante desses fatos tão evidenciados em nosso viver, podemos entender o que passava na mente e na vida emocional de Paulo. Realmente não podemos afirmar que somos crentes, se negarmos essas verdades em nossas vidas. Nós somos os fracos nos meio dos fracos e é imensa a nossa fraqueza. Como posso fugir disso? O fato é que não estamos lidando com coisas deste mundo; não estamos lidando com os homens, porque perante eles podemos mostrar que temos valor, que somos fortes e espertos. Quando estamos tratando de fraqueza eis que estamos perante coisas invisíveis e somente a fé pode entrar nesse santo terreno. Ao encarar de perto nossa inutilidade é que começamos a compreender como foi que o pecado nos tornou tão arrogantes e como realmente éramos loucos ao agir assim.
        Mas quero mostrar que é assim que começamos a mostrar o que realmente significa ser homem. Todo sistema de engano do pecado precisa ser desmontado, assim como é desmanchada uma velha casa de madeira. O fogo do altar vem para transformar tudo em ruína; todos os escombros devem ser lançados fora, a fim de que a face do novo homem em Cristo apareça. A graça está em plena atividade no viver de cada crente e Deus está realizando em nós Sua perfeita obra, a fim de que o homem do céu resplandeça na terra. Este mundo dá valor à força, à vaidade, ao poder e à personalidade; o mundo venera tudo isso e corre atrás dessas vaidades. Mas deixemos isso e volvamos nosso olhar da fé para um João Batista, tão desprezado e considerado inútil pelos homens. Qual era o motivo do seu viver e do seu serviço? Não foi o Filho de Deus? Suas palavras refletem o quanto foi poderosa a atuação da graça em seu viver: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).
        Como podemos recuar diante dessas aulas? Como nós, os santos podemos fugir da face bondosa e santa Daquele que nos amou na eternidade e provou no tempo esse abnegado amor por nós?

Nenhum comentário: