sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (5)




“...quando sou fraco, então é que sou forte”    2 Coríntios 12:10
QUANDO A FRAQUEZA É ENCOBERTA E EM SEU LUGAR       APARECE MAJESTOSA FORÇA, NESTE CASO SOU FRACO QUANDO PENSO QUE SOU FORTE.
        Caro leitor, no santo desejo de arrancar toda e qualquer confusão sobre a declaração de Paulo no verso acima, ouso avançar em mostrar que há o perigo também de que os homens encubram sua miséria, a fim de mostrar por fora o quanto eles são aparentemente fortes. Essa força aparece no entusiasmo da carne e não da fé que é submissa a Deus. Foi essa a atitude de Israel que quando soube da decisão de Deus em fazer com que os rebeldes rodeassem pelo deserto até a morte deles, então a não imediatamente encobriu sua miséria e se ergueu para mostrar o quanto eles eram capazes de tomar a terra prometida (Números 14).
        Amado leitor, encobrir a fraqueza a fim de mostrar por fora que é capaz é uma atitude tomada de poderosa arrogância, que encontrará total resistência e abatimento da parte de Deus. O fogo da carne é estranho; as obras da carne são trapos; a glória da carne é miséria e a força da carne é motivo de completo escárnio até mesmo dos demônios. Quanta presunção! Sem o poder de Deus o homem não passa de caco de barro; não passa de um cadáver; não passa de um vermezinho que rasteja neste mundo, deixando para trás um fétido odor. Para que serve o zelo de um rei Davi no pecado? (2 Samuel 12). Para que serve a ira de um Moisés, quando devia apenas fazer o que Deus mandou que ele fizesse? (Números 20). Para que a força de um pobre Simão, tentando ocupar um lugar para o qual não foi chamado?  
        Amado leitor, essa força logo despencará, porque ela funciona como uma casa edificada sem alicerce. Quanto maior for o peso da exibida carne, maior será seu tombo. Deus não carece do homem, do seu dinamismo, sua voz, seus bens, sua cultura, etc. Tudo isso é usado apenas para enfeitar o homem e encobrir sua real condição perante Deus. Quem é o homem para vencer o pecado em suas manifestações? Quem pode realizar o trabalho de Deus em pregar, em cantar, em falar, em testemunhar e em orar, sem o poder do Espírito de Deus? Quem é capaz para realizar por si mesmo essas coisas?
        Creio que preciso mostrar os reais perigos que nos envolvem, quando não reconhecemos nossa miséria e fracasso diante de Deus. O Senhor fez isso com Paulo, a fim de que nada houvesse em seu coração que o levasse a se vangloriar diante de tantas maravilhas da graça que Deus estava operando por meio dele. Se quisermos andar com o Senhor, eis que Ele há de remover nossa força, nossa autoconfiança e nosso poder. Já vi muitos começarem a vida cristã em forte embalo de emoção, ânimo e disposição para fazer muitas coisas. Mas eis que não demora para que o Senhor retire toda nuvem de engano e as emoções venham a secar, como acontece com a água que cai em solo ressequido. Onde está a força de Sansão depois de confiar em si mesmo? Não é agora ele um alvo de deboche dos inimigos?
        Amado leitor, Deus opera no homem quando tudo o que é da carne é removido; quando fica perante Seus olhos graciosos apenas o pó; quando todo nosso orgulho é arrancado como se faz com uma raiz. Nossa força carnal realmente tem valia para nós e perante os homens; um Saul é belo dos ombros para cima, por isso agradou tanto a um povo incrédulo e animado pela força e aparência carnal. Mas Deus não aprecia o que é do homem, para que o poder seja totalmente Dele; a glória seja tão somente Deus. João Batista reconheceu isso e se animou em se humilhar: “Que eu diminua e que Ele (o Senhor) cresça”. Que maravilha! Queremos a obra da graça em nossas vidas? Então, não podemos ser diferentes.

Nenhum comentário: