segunda-feira, 20 de junho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (1)




“...quando sou fraco, então sou forte”      2 Coríntios 12:10
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, não tem uma aventura mais emocionante do que conhecer as maravilhas da graça de Deus operando em nós, seres humanos, caídos em Adão e erguidos na salvação. É claro que um assunto como esse não tem lugar algum na mentalidade, nos costumes, na religião nem na cultura deste mundo. Como pode alguém dizer que se considera forte, quando é fraco. Não é um paradoxo? Pois é, aqui está um terreno onde somente a fé genuína pode transitar, porque é um lugar santo. Aqui está uma sala de aula onde somente os discípulos de Cristo entram e aprendem com satisfação.
        Preciso trazer esse assunto à baila, não porque eu saiba mais, porquanto é óbvio que pensar assim é resultado de ignorância e atitude presunçosa da minha parte. Mas, assim como todos os santos irmãos, também faço parte dessas bênçãos eternais que Paulo e todos os eleitos desfrutaram e desfrutam nesta vida. Milhares de crentes habitam neste mundo, sem que percebam o real significado da atuação da graça de Deus em nossas vidas, justamente porque satanás com suas habilidades e manipulações religiosas faz com que os crentes desconheçam o modo como Deus atua em nossas vidas. Aliás, o ambiente evangélico de nossos dias tem feito com que Deus seja visto como um tipo de opressor. Como o mundo veria a situação de Paulo, um homem que trabalhava duramente pela causa do evangelho? A mentalidade evangélica de nossos dias diria que Paulo tinha direitos, e que ele deveria exigir tais direitos da parte de Deus.
        Mas, nada temos a ver com essa nuvem do mal que envolve        essa tendência ecumênica de nossos dias. Não temos que buscar a resposta dos homens, mas somente de Deus, porque Ele iniciou Sua obra em nós pela graça e continua a agir pela graça, e os santos precisam saber disso. A luz que brilha para nós não brilha para o mundo que continua na escuridão. Precisamos sair da lógica desta vida, a fim de que entendamos o que para o mundo é inexplicável; precisamos manter aos pés do Senhor em humildade e temor, sabendo que não há professor igual a Ele e que não há caminho igual ao caminho da graça e que há um Deus soberano que atua em nós com sabedoria, perfeição e que tudo redundará para nosso bem, mesmo que agora não entendamos tudo. Nós queremos meter a mão no casulo e arrancar a pequena lagarta daquela situação, mas a verdade é que se fizermos isso atrapalharemos o perfeito trabalho do criador em transformar aquele pequeno ser numa borboleta que desfrutará de sua liberdade.
        Podemos entender como Deus recusa dar a Paulo completa saúde? Podemos compreender porque o Senhor não recuperou sua visão completamente? Por que o Senhor negou algo simples para um servo tão fiel? Deus mesmo responde na passagem de 2 Coríntios 12: “...meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. O que Paulo precisava não era de olhos perfeitos, mas sim de poder para avançar em humildade; para que a velha e arrogante natureza carnal jamais se manifestasse, e acima de tudo para que Paulo soubesse que a atuação em tudo era de Deus, que Paulo era um instrumento Dele na grande comissão de pregar aos gentios o evangelho sublime da glória de Cristo. Deus não permite que Seus santos fiquem no tope deste mundo. Deus não permite que Seus servos sejam elevados aqui.
        Então, caro leitor, é assim que introduzo esse assunto, mostrando o quanto essa verdade deve ser bem acolhida nos corações dos fieis. Que eu seja útil em servir vocês; que eu seja claro e cheio de compaixão na forma de comunicar a vocês tal verdade.

Nenhum comentário: