segunda-feira, 6 de junho de 2016

AS INÚTEIS OBRAS DO PECADO (10 de 10)




“As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos” (Isaías 59:6)
CONHECENDO A SITUAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE DEUS:
        Amado leitor estou chegando ao término de meus comentários em torno desse tema, o qual na realidade é claramente Deus mostrando o estado depravado do homem no pecado. Deus está expondo o fato que não há nada que venha a ser útil no pecado, nem para os homens, nem tampouco para Ele. Com esses fatos perante nossos olhos, minha esperança é ver homens e mulheres não mais retrucando contra Deus, não se escondendo para se defender, mas sim para cair aos pés do Senhor e Salvador, buscando em Cristo Jesus a perfeita provisão para suas almas, tão entregues ao pecado.
        Já vimos que nessa condição os homens desconhecem a verdadeira paz: “...o caminho da paz eles não o conhecem”. Isso significa que por onde os homens no pecado transitam não pode haver paz, justamente porque o verdadeiro sentido de paz é experimentado quando os homens são reconciliados com Deus, caso contrário a guerra continua. Em qualquer lugar por onde os homens andarem, não importa se estão em suas residências, no serviço, na escola, em suas festas ou até mesmo dentro de uma igreja, não há paz e nem sequer podem transmitir a paz. Eles podem lutar para terem paz uns com os outros na sociedade. Mas o fato é que a guerra continua e tudo o que parece ser paz é logo desmanchado com um clima de guerra e manifesto ódio entre eles. Os homens no pecado sabem como esconder bem suas armas quando perante os olhos da multidão, mas não demora muito para que elas se manifestem.
        Deus mostra, também, que não há neles capacidade para viver em santidade: “...não há justiça nos seus passos...”. Quando o caminho pelo qual o homem percorre não é o caminho de Deus, não adianta orar, rezar, buscar meios supersticiosos nem encher o seu ser de emoções. Não há possibilidade para o homem no pecado seguir a retidão; a alma torta fará com que as suas veredas sejam tortas também. Tente pegar um homem não salvo para ensiná-lo a trilhar os retos caminhos do Senhor. É impossível! Ele imediatamente se voltará contra a vereda santa, pela qual andam os santos. A mulher de Ló podia ser puxada para fora de Sodoma, mas seu coração estava arraigado no meio daquele povo corrompido e amadurecido para a justa punição de Deus (Gênesis 19). Os filhos de Eli podiam ouvir as repreensões de seu pai, mas as maldades dos seus corações continuariam, mesmo estando eles no serviço sacerdotal.
        Como mudar o homem? Se tivéssemos que ensinar um leão a se alimentar de ervas, teríamos que mudar seu coração, a fim de implantar na fera um coração de ovelha. Então, é impossível. Josafá tentou aliar-se ao ímpio Acabe, mas tal sociedade só trouxe repreensão de Deus e problemas sérios para sua posteridade (2 Crônicas 19). Onde o pecado habita e reina, eis que consequentemente o caminho será corrompido. Não se espera justiça partindo do pecado, assim como não podemos esperar que um porco agirá qual um animal limpo, justamente porque sua natureza é de porco.
        Qual a solução para o pecador combalido pelo pecado? A esperança está em Deus apenas. Quem pode mudar o pecador? Quem pode tirá-lo dessa condição tão suja e desonrosa na qual o pecado o colocou? Porventura, tem alguma igreja que possa mudá-lo? Tem algum santo capaz de torná-lo diferente e aceitável perante Deus? Claro que não! “E não há salvação em nenhum outro...” (Atos 4:12). A esperança do perdido está em que Deus venha para despertá-lo e assim levá-lo à contrição, a fim de que conheça o perfeito Salvador e Senhor, Cristo Jesus. Ele é chamado de Justiça nossa. Isso significa que o pecador encontra Nele plena purificação dos seus pecados, pois toda imundície é removida e assim o perdido pecador torna-se aceitável perante o Deus eterno. Então ó alma confesse a Cristo como seu Salvador e Senhor.











Nenhum comentário: