terça-feira, 1 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (12)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL E ATRAI SEUS ADVERSÁRIOS PARA ARMADILHAS. Romanos: 11
        Caro leitor, eis que também Deus cria o mal fazendo com que os ímpios fiquem amordaçados em suas paixões sem que possam escapar. Homens que se entregam às paixões sexuais são exemplos disso. Conheci alguém que desde a sua juventude se entregou à esse viver carregado de concupiscência. Mesmo casado,  eis que suas paixões lhes serviram de laço, algemas e grilhões, porque nada alterou seu comportamento senão para atitudes piores, porque fez sua esposa e filhos sofrerem, passando fome, porque gastava suas rendas com mulheres e mais mulheres. Quando chegou o dia fatal, eis que foi aprisionado e atirado à cama de tormentos; viveu para buscar servir suas paixões em camas alheias, e na hora da morte eis que a ira de Deus chegou para imobilizá-lo para sempre, conforme diz Provérbios 5:22: “Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido”.       Digo mais que Deus cria o mal preparando armadilhas inesperadas para homens e mulheres rebeldes. Deus sabe como pegar inimigos em seus próprios prazeres, conforme Ele mesmo falou a respeito dos judeus rebeldes: “Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje” (Romanos 11:8). Que situação! Pense nisso meu amigo, pois Deus mesmo é poderoso para criar o mal, fazendo com que homens vivam durante a vida inteira como se fossem estátuas andantes, tendo olhos, mas vivendo na cegueira; tendo ouvidos, mas vivendo como surdos; tendo pés, mas completamente imobilizados para o bem, etc. Foi assim com o povo de Israel, porque mesmo ouvindo toda verdade do evangelho simplesmente rejeitou a verdade. Quem permite isso? Deus! Ele autoriza o endurecimento do homem em todos os aspectos de sua vida, até à sua morte.
        Também vemos que Deus cria o mal permitindo que homens rebeldes, sem que percebam ocupem lugares onde serão pegos de surpresa. Para isso veja o que diz Romanos 11 versos 9 e 10: “...Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas”. Que terrível verdade! Veja amigo o que acontece quando Deus mesmo ordena que laços e arapucas sejam preparados para aqueles que vivem obstinadamente em completa rebelião contra Ele. Ele põe tais laços em lugares estratégicos, onde os homens nem imaginam que serão pegos, assim como um peixe não espera que será fisgado pela boca por um anzol oculto numa isca. Minha esposa quando fazia enfermagem presenciou o cadáver de um homem que morreu engasgado com um pedaço de carne. Outros, sem esperar são pegos repentinamente com uma parada cardíaca. Deus sabe como silenciar uma festa; Deus sabe como trancafiar os risos e alegrias banais deste mundo.  
        Meu amigo, tudo isso é para que homens e mulheres vejam, quão perigoso é endurecer seu coração contra Deus e contra Sua verdade que nos foi revelada. Ele cria o mal para a execução de Seus juízos santos, porque Ele é Deus. Ele cria o mal para mostrar aos homens que Ele reina no céu e na terra e que Seu reino não é apenas de amor, mas também de justiça e juízo. Ele cria o mal a fim de que os crentes possam temê-Lo e render-Lhe graças, assim como ocorreu com Ananias e Safira, resultando em grande temor que se apoderou da igreja naqueles dias.
        Mas, muito mais, Ele cria o mal tendo em vista trazer pecadores ao arrependimento, a fim de livrá-los da sentença eterna. Foi Ele mesmo quem permitiu que aquele ladrão fosse sentenciado à morte de cruz, mas foi exatamente ali que o Salvador apareceu para lhe trazer uma tão grande e gloriosa salvação.

Nenhum comentário: