sexta-feira, 11 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO - AUSÊNCIA DE JUSTIÇA (4)




“Como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12).
AUSÊNCIA DE JUSTIÇA NA ALMA.
        Prezado leitor, onde está a ausência de justiça no homem? A resposta está bem clara em Habacuque 2:4: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...”. Por fora Deus mostra a ausência de justiça na manifestação da soberba: “Eis o soberbo...”. Nós olhamos o homem religioso, caridoso, educado, simples, etc. Mas Deus não vê assim, Ele aponta o homem de fora como soberbo. O que faz o homem soberbo por fora? É o fato que sua alma não está reta nele. Então, importa que agora entendamos essa situação do homem no coração com mais profundidade; cheguemos com a espada do Espírito, para que o homem interior seja cortado, mesmo que ele venha a sentir as dores do seu pecado. Enquanto o homem não é descoberto por dentro, por fora ele será sempre soberbo, arrogante perante Deus, mesmo estando numa igreja e se considerando até mesmo um salvo.
        Voltando ao texto de Habacuque 2:4: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...” veremos o que acontece com a falta dessa retidão. A primeira lição é que a ausência de justiça perfeita promove um verdadeiro distúrbio no íntimo: “Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz” (Isaías 57:21). Não adianta retrucar, não adianta forçar a situação, porque se a alma não é salva, a ausência da paz é sentida por dentro e a soberba prevalecerá por fora. Qualquer tentativa de ser religioso, de tentar fazer o melhor, de tentar “louvar a Deus” ou mesmo de orar, tudo isso criará uma dura capa por fora, como a tartaruga.
        Meu amigo, não adianta procurar refúgios no meio dos homens para tentar ocultar sua situação perante Deus. Sem a justiça o homem é um devedor de Deus e sua dívida é tão grande, tão imensa que precisará que ele fique na prisão eterna e mesmo assim jamais essa dívida será cancelada. Ainda mais, toda tentativa de se manter oculto é inútil porque o Senhor vê o homem por dentro e sabe perfeitamente sua situação. Portanto, é inútil buscar apoio dos homens, tentar receber dos homens uma paz que eles mesmos não podem dar. O problema do pecador é com Deus e os homens não foram autorizados a mediar essa situação, a não ser Cristo Jesus homem (Atos 4:12). Algumas pessoas tentam buscar mediação em Maria ou outros santos; outras buscam mediação em pastores e missionários. Quando confiamos nos homens certamente viveremos sempre dependendo e exaltando eles. Lembre bem que nenhum homem pode fornecer paz à alma.
        Caro leitor, eu posso pregar, expor a verdade do pecado e a redenção da cruz, mas não posso levar ninguém a desfrutar a paz com Deus. Servos de Deus podem apresentar a fonte da água viva, mas não podemos levar ninguém a beber. Podemos apresentar a porta do paraíso aberta, mas não podemos levar ninguém a entrar ali. Esse trabalho pertence somente ao Autor da salvação – Cristo Jesus. Estou lutando para tirar qualquer confiança no homem, a fim de que você, meu amigo possa se humilhar e ir a Cristo, a fim de buscar essa paz com Deus, porque é Ele o único mediador entre Deus e os homens.
        Talvez entre meus leitores haja alguém assim, na miséria, atribulado, sentindo o medo da morte, sabendo de sua condição tão precária perante Deus. Cristo Jesus é o Salvador que foi enviado do céu à terra para salvar perdidos. Quando a alma vem a Cristo é porque a soberba por fora foi vencida e a alma pode ver seu estado de completa tortuosidade, sem qualquer poder para melhorar. Eis o Salvador! Ele está perto de você, ó alma atribulada!

Nenhum comentário: